terça-feira, 27 de julho de 2010

Atendentes do Bolsa Família farão treinamento em Alagoa Grande

Representantes de diversos municípios do brejo paraibano participam, entre os dias 27 e 30, no Colégio Hildon Bandeira, em Alagoa Grande, de uma capacitação sobre o novo formulário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. De Esperança, vão os atendentes Aline Priscila, Anne Rafaela, Evanaldo Quirino e Janaína Silva.

O treinamento está sendo promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano - SEDH e tem como objetivo qualificar gestores municipais e entrevistadores do programa Bolsa Família. De acordo com Rafael Igor de Lira Ferreira, coordenador do programa na cidade e que já fez o treinamento em João Pessoa, “o novo formulário otimiza o trabalho dos municípios, facilita as ações sociais desenvolvidas em Esperança, vai servir como fonte de pesquisas e na implantação de programas ou políticas sociais para quem realmente precisa”.

O Cadastro único foi instituído em julho de 2001. Ele retrata a situação sócio-econômica da população de todos os municípios brasileiros, por meio do mapeamento e identificação das famílias de baixa renda. Com essa ferramenta, o governo espera conhecer as principais necessidades dessa classe social e assim, poder subsidiar a formulação e a implantação de políticas públicas. O novo formulário do Cadastro único visa proporcionar o conhecimento sobre a nova ferramenta e permitir uma gama maior de dados sobre as famílias em risco social.

Os computadores do Bolsa operam on-line e a nova ferramenta foi desenvolvida para facilitar o controle e aprimorar o fluxo de informações na avaliação de recursos. A partir desse novo formulário, o gestor pode realizar pesquisas básicas ou avançadas sobre as famílias com descumprimento de condicionalidades, além de acesso ao registro, avaliação e impressão dos formulários do Recurso. Os funcionários vão receber as orientações detalhadas e um manual para facilitar sua adaptação à nova sistemática.

//FAMUP//

Nenhum comentário:

Postar um comentário