sábado, 27 de junho de 2026

Homem morre após carro capotar na BR-230, em Riachão do Bacamarte

 


Um homem morreu nas primeiras horas da manhã deste sábado (27), após um grave acidente na BR-230, nas proximidades do município de Riachão do Bacamarte.

De acordo com as primeiras informações, o veículo em que ele estava capotou em uma curva. Com o impacto, a vítima foi arremessada para fora do carro e morreu ainda no local. Até o momento, a identidade do homem não foi divulgada.

Motoristas que passavam pela rodovia pararam para prestar os primeiros socorros, mas constataram que a vítima já não apresentava sinais vitais. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão no local realizando os procedimentos necessários e apurando as circunstâncias do acidente. Nossa equipe segue apurando o caso.

Márcio Rangel

Inmet renova alerta de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h para 77 cidades da Paraíba

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de perigo para chuvas intensas em 77 municípios da Paraíba. O aviso permanece válido até as 23h59 deste sábado (27).

De acordo com o órgão, há previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos intensos que podem atingir até 100 km/h.

O Inmet alerta para o risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas durante o período de vigência do aviso.

Como medida de segurança, o instituto orienta a população a evitar abrigo sob árvores durante as tempestades, devido ao risco de queda e de raios. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Confira abaixo a lista das 77 cidades paraibanas incluídas no alerta do Inmet.

Alagoa Grande

Alagoa Nova

Alagoinha

Alhandra

Araçagi

Arara

Araruna

Areia

Aroeiras

Baía da Traição

Bananeiras

Bayeux

Belém

Borborema

Caaporã

Cabedelo

Cacimba de Dentro

Caiçara

Caldas Brandão

Campina Grande

Capim

Conde

Cruz do Espírito Santo

Cuité de Mamanguape

Cuitegi

Curral de Cima

Dona Inês

Duas Estradas

Fagundes

Gado Bravo

Guarabira

Gurinhém

Ingá

Itabaiana

Itapororoca

Itatuba

Jacaraú

João Pessoa

Juarez Távora

Juripiranga

Lagoa de Dentro

Logradouro

Lucena

Mamanguape

Marcação

Mari

Massaranduba

Mataraca

Matinhas

Mogeiro

Mulungu

Natuba

Pedras de Fogo

Pedro Régis

Pilar

Pilões

Pilõezinhos

Pirpirituba

Pitimbu

Remígio

Riachão

Riachão do Bacamarte

Riachão do Poço

Rio Tinto

Salgado de São Félix

Santa Rita

São José dos Ramos

São Miguel de Taipu

Sapé

Serra da Raiz

Serra Redonda

Serraria

Sertãozinho

Sobrado

Solânea

Tacima

Umbuzeiro

Polêmica Paraíba

Trilha do Mirante movimenta turismo em Serra da Raiz

 


Serra da Raiz (PB) viveu um fim de semana histórico com a realização da 5ª Trilha Off-Road 4×4 Pedra do Mirante, promovida pelos Chalés e Condomínio Mirante da Serra. O evento foi um grande sucesso, reunindo cerca de 100 veículos 4×4 e participantes de diversos municípios e dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, consolidando-se como um dos maiores encontros off-road da região.

A programação começou com um café da manhã de recepção aos trilheiros, seguido da largada oficial. O percurso levou os participantes por belas paisagens rurais, passando pelo tradicional Engenho Serra Limpa e por diversas trilhas que proporcionaram aventura, integração e contato com a natureza.

Além de fortalecer o esporte e o turismo de aventura, a trilha movimentou a economia local, beneficiando hotéis, pousadas, restaurantes, comerciantes e prestadores de serviços, reforçando Serra da Raiz como um importante destino turístico da Paraíba.

O encerramento aconteceu no Lounge do Mirante, com música ao vivo, sorteio de brindes e confraternização entre os participantes, marcando mais uma edição realizada com organização, segurança e grande participação do público.

O empresário Noronha Monteiro, idealizador do Condomínio Mirante da Serra e um dos principais incentivadores do turismo em Serra da Raiz e no Brejo paraibano, agradeceu o apoio dos patrocinadores e parceiros que acreditaram no evento e contribuíram para o sucesso da 5ª Trilha Off-Road Pedra do Mirante. Ele também cumprimentou a todos os voluntários, colaboradores, equipes de apoio, forças de segurança, imprensa regional e aos trilheiros que vieram de diferentes cidades e estados para prestigiar o evento.

“O sucesso da quinta edição reforça a expectativa para a 6ª Trilha Off-Road Pedra do Mirante, que promete ser ainda maior e continuar promovendo o turismo, a integração e o espírito de aventura na região do Brejo paraibano”, disse Noronha.

A organização agradece o apoio

* Chalés Mirante da Serra

* Condomínio Mirante da Serra

* Cachaça Serra Limpa

* Cachaça Senhora de Engenho

* Ag Móveis

* Análise Contabilidade

* Ar Moto Show

* Arnaldo Silva Decorações e Eventos

* Auto Peças A Pioneira

* Box Líder

* Brasil Ride

* Casa do Criador e Construção

* César Marques

* Cristiano Teixeira

* Depósito e Abatedouro São Francisco

* DJÉ Silva Fotografia

* Du Pescados

* Farmácia Nosso Senhor do Bonfim

* Guaramóveis

* Infortech Prime

* JMC Multi Utilidades

* Madeireira Forte

* Rei dos Salgados

* Corona Cero


MaisPB

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Neto Carneiro declara apoio a Nabor Wanderley na Festa de São João em Alagoa Grande

 


Na noite desta quinta-feira (25), em meio às celebrações da tradicional festa de São João na terra de Jackson do Pandeiro, o cenário político paraibano ganhou um novo e importante capítulo. O prefeito de Alagoa Grande, Neto Carneiro, declarou oficialmente seu apoio à pré-candidatura de Nabor Wanderley ao Senado Federal.

O anúncio foi feito em um clima de união e fortalecimento político, reunindo as principais lideranças do município. Estavam presentes no momento o vice-prefeito João Montenegro, o deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior, além de diversos vereadores e toda a base aliada da gestão municipal.

Neto Carneiro destacou a importância de ter um representante com a experiência e o compromisso de Nabor no Senado Federal para garantir mais ações, recursos e o desenvolvimento contínuo de Alagoa Grande.

"A gente está aqui recebendo nosso futuro senador Nabor Wanderley, juntamente com todo o nosso agrupamento político, vereadores, o nosso deputado Bosco, todo mundo para declarar apoio à sua caminhada agora como o nosso pré-candidato ao Senado aqui na Paraíba", afirmou o prefeito Neto Carneiro.

Nabor Wanderley expressou sua gratidão pelo apoio recebido e reforçou sua responsabilidade com o povo da região brejeira.

"Obrigado, prefeito Neto. Eu fico muito feliz com isso, você não sabe o tamanho da minha alegria, mas também da responsabilidade em ser representante do município de Alagoa Grande no Senado Federal. Tenho certeza de que estaremos no Senado fortalecendo o município aliado e trazendo ações para que você possa fazer muito mais por esse povo", declarou Nabor Wanderley.


quarta-feira, 24 de junho de 2026

Show do 'Dominguinho', com João Gomes, Jota.pê e Mestrinho, é interrompido no São João de Patos

 


O projeto Dominguinho, com João Gomes, Jota.pê e Mestrinho, no São João de Patos, teve o show interrompido. A apresentação que acontecia na noite desta segunda-feira (22) no Terreiro do Forró acabou antes do esperado após os equipamentos de som serem desligados. O cantor João Gomes lamentou o ocorrido nas redes sociais.

Na transmissão do evento é possível ver o momento em que o som é desligado pouco antes do fim da apresentação dos artistas. Eles já estavam finalizando o show mas foram surpreendidos pela falta de som e se despediram do público antes do programado.

O cantor João Gomes publicou uma foto nas redes sociais lamentando o ocorrido. Apesar do transtorno, o artista agradeceu o carinho do público paraibano.

"Desligaram o som, mas é assim mesmo... Obrigada, Patos! Uma honra participar dessa festa tão linda"

João Gomes

Mestrinho também lamentou o ocorrido e prometeu voltar à Patos.

Citação

"Obrigado, Patos! Foi incrível viver essa noite com cada um de vocês, prometo voltar logo para que possamos juntos vivermos uma noite completa, amo cada um de vocês e os levarei em meu coração"

Mestrinho

Com João Gomes, Jota.pê e Mestrinho, o projeto Dominguinho conquistou o Grammy Latino 2025 na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, e abriu o São Joao 2026 de Campina Grande.

O Jornal da Paraíba procurou a empresa responsável pelo São João de Patos, mas até a última atualização desta reportagem a empresa não se manifestou sobre o assunto.

Jornal da Paraíba

Cadeirante relata experiência na cobertura do São João de Campina Grande e defende acessibilidade

 


Pedro Vidal, que é cadeirante, acredita que a participação de profissionais com deficiência em espaços de visibilidade pode incentivar empresas e produtoras a tornarem os ambientes mais acessíveis. Aos 25 anos, o comunicador faz a cobertura do São João de Campina Grande e coleciona entrevistas com grandes nomes da música.

“O meu trabalho pode estar demonstrando a essas empresas que a pauta da acessibilidade é muito importante, pois, como seres humanos, todos nós temos diferenças, e não é diferente para com os profissionais de imprensa. Estar aberto à inclusão é estar aberto a novas possibilidades de colaboração, divulgação e credibilidade no trabalho humano”, afirmou.

Para outros profissionais com deficiência, Pedro Vidal espera passar uma mensagem de otimismo, mostrando que é possível estar em diversos espaços.

“Posso estar, sim, de alguma forma, mostrando a outros colegas PCDs que é possível estarmos em eventos, trabalharmos neles e sermos úteis para com a sociedade e conosco, embora as dificuldades. Falo isso não com vitimismo, mas tentando, nem que seja um pouco, mostrar otimismo. Deus é bom”, disse.

Jornal da Paraíba

Imprensa paraibana de luto: videomaker Leandro Silva morre em grave acidente na BR-412


A comunicação do Cariri paraibano amanheceu de luto nesta quarta-feira (24). O videomaker Leandro Silva, profissional reconhecido por sua atuação na produção audiovisual e cobertura jornalística na região de Monteiro, morreu em um grave acidente na BR-412, nas proximidades da entrada do município de Prata.

De acordo com informações preliminares, a colisão envolveu um carro de passeio e uma carreta. Há suspeitas de que Leandro, que conduzia o veículo, tenha cochilado ao volante antes do impacto. As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.

Leandro integrava a equipe do portal Cariri em Ação, onde se destacou pelo profissionalismo, dedicação e contribuição para a comunicação regional. Sua morte gerou forte comoção entre colegas de imprensa, amigos e admiradores do seu trabalho.

Fonte PB

Cuitegi: Em clima de comemoração, ex-vereador Dida sinaliza possível candidatura em 2028


Na tarde do último domingo(21), em meio às comemorações pela passagem de seu aniversário, o ex-vereador Dida, reconhecido por sua marcante atuação na área da saúde de Cuitegi, reuniu amigos, familiares e lideranças locais em um momento de confraternização e agradecimento. 

Durante seu pronunciamento, Dida agradeceu as manifestações de carinho recebidas e destacou sua trajetória de serviços prestados à população.

 Em sua fala, ele não descartou a possibilidade de voltar à disputa eleitoral nas eleições de 2028. "Se for da vontade do povo, estarei à disposição para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Cuitegi", afirmou. 

A declaração foi recebida com entusiasmo pelos presentes, que reagiram com aplausos ao possível retorno do ex-parlamentar ao cenário político local. Com uma história marcada pela dedicação à saúde pública e pela atuação política no município, Dida segue sendo uma das lideranças lembradas pela população, e sua sinalização sobre uma eventual candidatura já começa a movimentar os bastidores da política cuitegiense visando as eleições de 2028.

Marcos Andrade

Nota de Falecimento da Professora Maria de Ozildo


É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da professora Maria José de Paula Coutinho (carinhosamente conhecida como Maria de Ozildo), aos 95 anos.

​O corpo está sendo velado na Funerária Bom Pastor. O sepultamento ocorrerá hoje, quarta-feira (24), às 17h, no cemitério local.

​Prestamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Prefeito Adjamir realiza primeira entrega do Programa Gás em Casa para famílias de Curral de Cima

 

O prefeito Adjamir Souza deu mais um importante passo na ampliação das políticas sociais de Curral de Cima ao realizar, neste sábado (20), a primeira entrega do Programa Gás em Casa. A iniciativa, criada pela gestão municipal, beneficiará milhares de famílias e garantirá o fornecimento do gás de cozinha pelos próximos dez anos.

O programa representa uma das mais relevantes ações sociais da atual administração, levando mais dignidade, segurança alimentar e qualidade de vida às famílias que mais necessitam do apoio do poder público.

Durante o lançamento, realizado em frente à Prefeitura, Adjamir Souza destacou a importância de investir em ações que gerem impacto direto na vida da população. O gestor ressaltou que o programa foi planejado para assegurar um benefício essencial às famílias, contribuindo para o orçamento doméstico e promovendo mais tranquilidade para os lares curralenses.

Outro diferencial da iniciativa é a entrega do benefício diretamente nas residências dos contemplados, garantindo mais comodidade e respeito às famílias atendidas, além de evitar deslocamentos e filas.

Para o prefeito, o Programa Gás em Casa simboliza o compromisso da gestão com as pessoas que mais precisam e reforça a missão de construir uma cidade mais humana, inclusiva e com oportunidades para todos.

A primeira entrega marca o início de uma ação permanente que deverá beneficiar centenas de famílias ao longo dos próximos anos, consolidando uma política pública voltada para a proteção social e para a melhoria da qualidade de vida da população de Curral de Cima.

“Estamos trabalhando para cuidar das pessoas e garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa. O Gás em Casa é mais uma demonstração do nosso compromisso com as famílias de Curral de Cima e com a construção de um município cada vez melhor para todos”, destacou o prefeito Adjamir Souza.

Fonte PB

Raniery consegue três obras importantes para GBA com Lucas Ribeiro

 


Tão logo assumiu o mandato de deputado federal em Brasília, Raniery Paulino (Republicanos) conseguiu, junto ao governador Lucas Ribeiro (Progressistas), três importantes obras para o município Guarabira.

Antes de estar com o governador durante a plenária do Orçamento Democrático em Guarabira, Raniery teve audiência com Lucas Ribeiro no Palácio dos Despachos em João Pessoa, ocasião em que tratou de demandas para a população guarabirense e a região do Brejo paraibano.

Em termos de obras para a cidade, o governador anunciou a autorização para a estrada que liga o distrito de Cachoeira dos Guedes (Guarabira), passando pela localidade conhecida por Malhada até a cidade de Cuitegi.

Lucas também confirmou ao deputado Raniery a construção de uma unidade da Funad em solo guarabirense. O equipamento, que cuida de pessoas com deficiência, é uma luta antiga de Paulino desde o tempo de seus quatro mandatos na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Raniery Paulino também comemorou a futura instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Guarabira, órgão responsável pelo monitoramento e inteligência das ações da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado. A unidade será para atender toda região do Brejo.

Além dos três benefícios, o deputado federal Raniery solicitou do governador a recuperação das rodovias que cortam a região do Brejo, sobretudo as cidades que estão no entorno de Guarabira.

Em suas redes sociais e nos pronunciamentos na tribuna da Câmara dos Deputados, o parlamentar, representante de Guarabira no Congresso Nacional, tem dito que as obras vindas para a cidade são oriundas da contribuição dos que fazem o grupo de oposição local. 

- O nosso grupo tem feito a diferença e João Azevêdo (quando governou a Paraíba) e agora Lucas têm tido atenção especial com Guarabira e região - afirmou.

Da Redação/Fato a Fato


Segunda pessoa mais velha do Brasil, pernambucana completa 115 anos

 


A pernambucana Beatriz Ferreira Duarte celebrou seu 115º aniversário nesse domingo (21/6), cercada pelo carinho de seus familiares em Jaboatão dos Guararapes (PE), consolidando-se como a segunda centenária mais velha do Brasil. Ela perde apenas para Yolanda Beltrão de Azevedo, que também tem 115 anos, mas que faz aniversário em 13 de janeiro, sendo alguns meses mais velha que Beatriz.

A idade histórica da idosa foi oficialmente certificada pela organização internacional LongeviQuest, especialista na validação de registros de supercentenários (pessoas com mais de 110 anos).

O reconhecimento posiciona Beatriz não apenas no topo da longevidade nacional, mas também como a sexta pessoa viva mais velha de todo o mundo.

Entenda 

Aniversário histórico: nascida em 1911, a idosa atingiu a marca de 115 anos de idade neste domingo (21/6).

Ranking mundial: além de ser a segunda pessoa mais velha do Brasil, ela ocupa o posto de sexta pessoa mais longeva do planeta.

Idade comprovada: o registro de nascimento foi analisado por pesquisadores e validado internacionalmente pela LongeviQuest em 2023.

Legislação familiar: dedicada à vida doméstica, ela teve oito filhos, enfrentou o luto e hoje é cercada por quatro gerações de descendentes.

Nascida no município de Moreno (PE), em 21 de junho de 1911, Beatriz construiu sua vida na região metropolitana do Recife, onde se dedicou integralmente ao lar e à criação dos filhos ao lado do marido, Amaro Cipriano Duarte, falecido em 1990.

Ao longo de mais de um século, ela testemunhou profundas transformações históricas e enfrentou grandes perdas na família, incluindo a partida de 11 irmãos, de quatro filhos ainda recém-nascidos e de sua filha Maria Auxiliadora, em 2019.

Atualmente, sua linhagem e legado seguem vivos por meio de três filhos, sete netos, 12 bisnetos e uma tataraneta.

Reconhecimento internacional

O processo para a validação de uma idade tão avançada exige rigor técnico e documental detalhado para evitar fraudes ou erros de registro histórico.

No caso da brasileira, a certificação oficial aconteceu em 12 de setembro de 2023, após uma investigação minuciosa conduzida pelos especialistas Gabriel Ainsworth, Filipe Lopes e Stefan Maglov, que comprovaram a autenticidade de seus documentos de identidade e certidões desde o início do século passado.

A celebração deste final de semana reforça a raridade e o impacto de sua trajetória, considerada um marco pelos pesquisadores da longevidade humana. Atravessando gerações com resiliência, Beatriz Ferreira Duarte comemorou mais um ano de vida lúcida e ativa dentro de suas limitações, permanecendo como um símbolo vivo de força familiar e memória histórica para o estado de Pernambuco e para o país.

Metrópoles 


Matheus Cunha supera Maestro Júnior e vira maior artilheiro da Paraíba em Copas do Mundo

 


A vitória da seleção brasileira por 3 a 0 sobre o Haiti, na noite da última sexta-feira (19), pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, teve um gostinho especial para o futebol paraibano. Autor de dois gols, o atacante Matheus Cunha ultrapassou Maestro Júnior e se tornou o maior artilheiro da Paraíba em Copas.

O momento ganhou destaque durante a transmissão da TV Globo. Logo depois do segundo gol de Cunha, o narrador Everaldo Marques informou a marca histórica a Júnior, que reagiu com bom humor ao ver seu recorde superado.

Eu estou torcendo pelo Douglas Santos, que também é conterrâneo, para fazer mais um. Show de bola, maravilha”, celebrou o Maestro.

Atuação decisiva de Cunha

Matheus Cunha foi um dos grandes nomes da partida. O primeiro gol nasceu após uma recuperação de bola no meio-campo. O atacante participou da construção da jogada, que passou por Bruno Guimarães e Vinícius Júnior. Na finalização, o goleiro Placide deu rebote e Cunha apareceu no lugar certo para empurrar para as redes.

Pouco depois, ainda na primeira etapa, veio o segundo. Em uma troca rápida de passes com Vinícius Júnior, o paraibano infiltrou nas costas da defesa haitiana e bateu de canhota no canto alto, sem chances para o goleiro

Polêmica Paraíba

Histórico: Lionel Messi se torna o maior artilheiro da história das Copas

 


Lionel Messi não cansa de colecionar recordes e conquistas. Em sua sexta Copa do Mundo, o camisa 10 argentino chega a 17 gols no torneio e se consolida como maior artilheiro da história da competição. Ele ultrapassa o alemão Miroslav Klose com 16. 

Após marcar três vezes na estreia contra a Argélia, Messi começou o jogo diante da Áustria nesta segunda-feira (22/06) perdendo um pênalti e duas oportunidades claras. Mas, depois de receber passe livre na entrada da grande área, o camisa 10 argentino mostrou o porquê de ser um dos grandes do esporte. Com a perna canhota, onde nos acostumamos a ver o craque brilhar, ele bateu colocado no contrapé do goleiro e marcou o nome mais uma vez nos livros de história do futebol. 

Messi chega a 916 gols na carreira, se consolida como maior artilheiro em Copas do Mundo e segue sendo o boleiro que mais ergueu taças na carreira, com 46 títulos. Já consolidado como maior ídolo da história da Argentina, o craque busca o bicampeonato mundial, após liderar a seleção albiceleste em 2022, no Catar. 

Para deixar o marco ainda mais histórico, Messi chega ao topo da artilharia no dia 22 de Junho, exatamente 48 anos depois de Maradona entrar para a história e fazer o famoso gol de mão, diante da Inglaterra, na Copa de 1986. Mundial esse que os “hermanos” conquistaram a taça pela segunda vez. 

*Estagiário sob supervisão de Paulo Floro.

Correio Braziliense

domingo, 21 de junho de 2026

Projeto sobre "Ética e Cidadania" de Raniery Paulino é aprovado no Senado

 


O Senado aprovou, em regime de urgência, o projeto de lei nº 162/2024, que institui a Semana Nacional da Ética e da Cidadania. De autoria do deputado federal Raniery Paulino (Republicanos-PB), a proposta prevê que o evento seja realizado anualmente na primeira semana de maio. Com a aprovação pelos senadores, o texto segue para sanção presidencial.

Ao longo da Semana Nacional da Ética e da Cidadania, poderão ser promovidas atividades voltadas à valorização dos princípios éticos e morais, ao exercício da cidadania e ao combate à corrupção. As ações poderão ser realizadas por órgãos públicos, instituições de ensino, entidades da sociedade civil e veículos de comunicação. As informações são do Congresso em Foco.

O parecer foi apresentado por videoconferência no Plenário pela relatora da proposta, a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). Na ocasião, a parlamentar ressaltou que o texto aborda valores essenciais para a convivência democrática.

“É importante porque trata de cidadania, ética e respeito”, destacou.

Em seu parecer, Daniella Ribeiro afirmou que a iniciativa pode contribuir para manter em evidência valores fundamentais para a democracia. Segundo ela, a medida também pode estimular a conscientização sobre a responsabilidade de agentes públicos e privados na promoção da integridade e da transparência.

Fonte: Portal da Capital