domingo, 17 de outubro de 2010

O poder dos grandes estados do Nordeste

Infelizmente os Estados de menor peso eleitoral do Nordeste, sempre perdem espaço para os Estados de maior peso, principalmente se esses estados forem governados por pessoas do mesmo partido.
O RN, já foi o maior produtor e exportador de camarão, de melão, de melancia, de sal, dentre outros produtos. Todos esses produtos eram exportados pelo porto de Natal e pelo porto Ilha de Areia Branca. Isso ocorreu quando o Estado era governado pelo atual senador Garibaldi Alves Filho.
Infelizmente, a partir de 2003, quando o Estado passou a ser governado por Wilma de Faria, aliada do senador cearense Ciro Gomes, o RN continuou sendo o maior produtor desses produtos, porém, perdeu o lugar de maior exportador. Isso só foi possível graças à um acordo com o Governo do Ceará e os produtos que eram exportados pelo porto de Natal, muitos deles passaram a ser exportado pelo porto de Pecém no Ceará, e com isso o estado de maior exportador e produtor de vários produtos perdeu o lugar para o Ceará, onde grande parte do melão, do sal, de camarão, de melancia, dentre outros, agora estão sendo exportados pelo Ceará, que passou a ser o maior exportador de muitos produtos que são produzidos no RN. E sem contar que, além do RN ser o segundo maior produtor de petróleo do país e o primeiro em terra, que perdeu a chance de ter uma refinaria de petróleo para Pernambuco e para o Ceará, que em breve também estará construindo sua refinaria.
Professor Marciano Dantas - Natal - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário