Os atendimentos são realizados com o auxílio de um ônibus equipado, o Expresso Cidadã, e os documentos são entregues na hora, inclusive a carteira de identidade.
Os participantes do mutirão também poderão receber orientações sobre direitos previdenciários, a exemplo de salário maternidade e auxílio doença, e assessoria jurídica em casos como mudança de profissão de doméstica para agricultora (destinado a agricultoras familiares), pensão alimentícia, divórcio, termo de união estável e reconhecimento de paternidade.
A prioridade nos atendimentos é dada às mulheres, como parte das ações do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre/MDA), mas homens e crianças também são beneficiados.
No ano de 2010, os mutirões do PNDTR visitaram 119 municípios paraibanos e emitiram gratuitamente 51.495 documentos.
Agricultura Familiar
A 1ª Expofeira da Agricultura Familiar e a 10ª Exposição de Animais do Semiárido Nordestino terão amplos espaços para capacitação, discussão, exposição e comercialização, com foco na apicultura, avicultura alternativa, piscicultura, caprinocultura, artesanato, gastronomia regional e agroecologia.
Serão realizadas palestras sobre Cultivo e Manejo em Piscicultura, sobre Oportunidade de Negócios/Apicultura e sobre Caprinocultura, Avicultura e Produção Agroecológica. Na oportunidade também serão promovidos o Encontro de Mulheres do Cariri Paraibano e o Encontro de Prefeitos do Cariri Paraibano e ainda um Dia de Campo sobre Cochonilha do Carmim.
A Expofeira será encerrada no Domingo (29) com a entrega das premiações, o desfile dos animais campeões, a final do Torneio Laço do Bode e forró pé-de-serra.
Parceiros do PNDTR
Na Paraíba, as ações do PNDTR vêm sendo desenvolvidas em parceria com instituições como o Instituto de Polícia Científica do Estado (IPC), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca da Presidência da República (Seap/PR), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a Defensoria Pública do Estado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), o Ibama, o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Projeto Dom Helder Câmara, o Cunhã – Coletivo Feminista e a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíab. Contam, ainda, com a participação de associações, sindicatos e movimentos de trabalhadores rurais.
Asscom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário