A esta altura do ano, retrospectiva 2011 todo mundo já fez. Então vamos tentar fazer aqui uma Perspectiva 2012. Evidentemente que não tenho a menor expectativa de acerto. Ninguém acerta essas coisas. É tudo chute.A precariedade dos prognósticos, sobretudo na área de economia, foi comprovada por um sujeito chamado Philip Tetlock. Ele coletou, ao longo de 20 anos, 28 mil previsões feitas por 284 experts. A conclusão do estudo é que eles se saíram ligeiramente melhores que o acaso. Um macaco lançando uma moeda obteria resultados parecidos.
Então, no futebol, vamos chutar juntos, sem a menor pretensão de ser vidente, muito menos de acertar. E, claro, sem perder o bom humor:
JANEIRO
Começa a pré-temporada do futebol brasileiro. No Corinthians, Adriano recusa-se a subir na balança. Não faz o menor sentido alguém querer que ele tenha perdido peso nas férias, depois do stress das “baladas”. No Santos, Muricy está torcendo para Pep Guardiola não levar a sério aquela sua idéia de vir trabalhar no Brasil. Vai que ele aceita… No Rio de Janeiro, Ronaldinho Gaúcho, de contrato renovado, espera receber os salários atrasados para poder começar a treinar. Enquanto isso, prepara-se para o Carnaval, que ninguém é de ferro.
FEVEREIRO
No dia 22 começam os Estaduais. A pré-temporada de todos os clubes – especialmente os do Rio, SP, Bahia e Pernambuco – foi embalada ao som do Band Folia. O Palmeiras até então não conseguiu patrocínios – tampouco qualquer reforço sugerido por Felipão. O Grêmio estréia no Gauchão e lamenta a expulsão de Kleber, esse injustiçado. Montillo passa férias em Buenos Aires e não sabe ainda aonde vai jogar. O Corinthians, com um time reserva, não consegue resultados. Tite avalia a possibilidade de colocar o time A, o time da Liberta. No Rio, o Vasco já é vice por antecipaão.
MARÇO
É bom não esquecer que a Libertadores da América já está em andamento. E como vão os brasileiros? O Corinthians parece aliviado por não precisar enfrentar o Tolima. E o Santos torce muito para não ter pela frente nem o Barcelona de Guayaquil. Vai que…
ABRIL
Começa a Copa do Brasil. O São Paulo garante que vai levar a sério a competição para encurtar o caminho para a Libertadores. O problema é que Juvenal continua escalando o time no lugar de Leão, que, aliás, já nem está mais lá. O Brasiliense, na falta de coisa melhor, estuda escalar aquela modelo gostosa no comando do seu ataque. E tem uma Copa do Brasil Feminino em andamento, mas ninguém ficou sabendo.
MAIO
Vai começar o Brasileirao, que continuará com jogos em datas reservedas pela Fifa para a realização de amistosos das seleções. Onde está o diretor de seleções Andrés Sanchez que nao mexe nessa bagunça? Além disso, o Brasileirão seguirá normalmente durante a Olimpíada de Londres, que acontece de 25 de julho a 11 de agosto.
JUNHO
A seleção brasileira aproveita as “datas Fifa” para joguinhos amistosos contra times de quinta categoria. A grande polêmica é a insistência de Sanchez em querer convocar Ronaldo, seu amigo de fé e irmão camarada. Mano Menezes, sempre obediente, vai acabar cedendo à pressão.
JULHO
Jogos Olímpicos de Londres em andamento, a seleção brasileira já está eliminada. Teria sido melhor se o técnico fosse Ney Franco, mas Mano Menezes insitiu em assumir o comando. Enquanto isso, a Rede Record – a única emissora da tv aberta a transmitir o torneio – acusa a CBF de perder de propósito só pra prejudicar a sua audiência. Já fizeram isso no Pan, lembra?
AGOSTO
Começa a Sul-Americana. O São Paulo, eliminado da Copa do Brasil, diz que vai levar a sério o torneio, porque já não sabe mais como é o gostinho de ganhar um torneio internacional. O Palmeiras (até agora sem patrocinador master) tem trauma nessa competição. E melhor nem pensar no que pode acontecer. E o Flamengo não sabe o que fazer para pagar os 9 meses de salários atrasados de R-10. Ele recusa-se a largar o pagode com os amigos para entrar em campo.
SETEMBRO
O Brasileirão segue a todo vapor e o Santos não tem explicação para a má campanha que vem fazendo. Só então algum conselheiro fez a contas e lembra que é o ano do Centenário do clube. Azar desgraçado, né não? Já tem clube querendo pular de 99 para 101, direto.
OUTUBRO
O mês começa com uma ameaça da Fifa: ou as obras dos estádios são retomadas, ou eles transferem a Copa do Mundo para o Paraguai, que, nesse meio tempo, construiu uma série de estádios falsos nos arredores de Assunção. Mas ninguém aqui no Brasil está preocupado com as obras da Copa – até porque os operários estão em greve, de Norte a Sul. Está no ar uma grande enquete na internet querendo saber qual será o nome do segundo filho de Neymar. No paralelo, rola outra enquete: quem é a mãe do menino?
NOVEMBRO
O Palmeiras está fora do G-4 do Brasileirão e Felipão promete pelo menos classificar o time para a Sul-Americana. O problema é que ele não se cansa de brigar com os jornalistas que falam sem parar do seu salário de R$ 700 mil. Ô raça, né não?
DEZEMBRO
Confusão na América do Sul. Até agora ninguém sabe quem é campeão da Libertadores. Quem é louco de ganhar essa taça e ser obrigado a enfrentar o Barça no Japão? Melhor seria se o mundo tivesse mesmo acabado, como dizia a Profecia Maia. Mas todas essas previsões são furadas.
Marcondes Brito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário