
A precariedade dos prognósticos, sobretudo na área de economia, foi comprovada por um sujeito chamado Philip Tetlock. Ele coletou, ao longo de 20 anos, 28 mil previsões feitas por 284 experts. A conclusão do estudo é que eles se saíram ligeiramente melhores que o acaso. Um macaco lançando uma moeda obteria resultados parecidos.
Então, no futebol, vamos chutar juntos, sem a menor pretensão de ser vidente, muito menos de acertar. E, claro, sem perder o bom humor:
JANEIRO
Começa a pré-temporada do futebol brasileiro. No Corinthians, Adriano recusa-se a subir na balança. Não faz o menor sentido alguém querer que ele tenha perdido peso nas férias, depois do stress das “baladas”. No Santos, Muricy está torcendo para Pep Guardiola não levar a sério aquela sua idéia de vir trabalhar no Brasil. Vai que ele aceita… No Rio de Janeiro, Ronaldinho Gaúcho, de contrato renovado, espera receber os salários atrasados para poder começar a treinar. Enquanto isso, prepara-se para o Carnaval, que ninguém é de ferro.
FEVEREIRO
No dia 22 começam os Estaduais. A pré-temporada de todos os clubes – especialmente os do Rio, SP, Bahia e Pernambuco – foi embalada ao som do Band Folia. O Palmeiras até então não conseguiu patrocínios – tampouco qualquer reforço sugerido por Felipão. O Grêmio estréia no Gauchão e lamenta a expulsão de Kleber, esse injustiçado. Montillo passa férias em Buenos Aires e não sabe ainda aonde vai jogar. O Corinthians, com um time reserva, não consegue resultados. Tite avalia a possibilidade de colocar o time A, o time da Liberta. No Rio, o Vasco já é vice por antecipaão.
MARÇO
É bom não esquecer que a Libertadores da América já está em andamento. E como vão os brasileiros? O Corinthians parece aliviado por não precisar enfrentar o Tolima. E o Santos torce muito para não ter pela frente nem o Barcelona de Guayaquil. Vai que…
ABRIL
Começa a Copa do Brasil. O São Paulo garante que vai levar a sério a competição para encurtar o caminho para a Libertadores. O problema é que Juvenal continua escalando o time no lugar de Leão, que, aliás, já nem está mais lá. O Brasiliense, na falta de coisa melhor, estuda escalar aquela modelo gostosa no comando do seu ataque. E tem uma Copa do Brasil Feminino em andamento, mas ninguém ficou sabendo.
MAIO
Vai começar o Brasileirao, que continuará com jogos em datas reservedas pela Fifa para a realização de amistosos das seleções. Onde está o diretor de seleções Andrés Sanchez que nao mexe nessa bagunça? Além disso, o Brasileirão seguirá normalmente durante a Olimpíada de Londres, que acontece de 25 de julho a 11 de agosto.
JUNHO
A seleção brasileira aproveita as “datas Fifa” para joguinhos amistosos contra times de quinta categoria. A grande polêmica é a insistência de Sanchez em querer convocar Ronaldo, seu amigo de fé e irmão camarada. Mano Menezes, sempre obediente, vai acabar cedendo à pressão.
JULHO
Jogos Olímpicos de Londres em andamento, a seleção brasileira já está eliminada. Teria sido melhor se o técnico fosse Ney Franco, mas Mano Menezes insitiu em assumir o comando. Enquanto isso, a Rede Record – a única emissora da tv aberta a transmitir o torneio – acusa a CBF de perder de propósito só pra prejudicar a sua audiência. Já fizeram isso no Pan, lembra?
AGOSTO
Começa a Sul-Americana. O São Paulo, eliminado da Copa do Brasil, diz que vai levar a sério o torneio, porque já não sabe mais como é o gostinho de ganhar um torneio internacional. O Palmeiras (até agora sem patrocinador master) tem trauma nessa competição. E melhor nem pensar no que pode acontecer. E o Flamengo não sabe o que fazer para pagar os 9 meses de salários atrasados de R-10. Ele recusa-se a largar o pagode com os amigos para entrar em campo.
SETEMBRO
O Brasileirão segue a todo vapor e o Santos não tem explicação para a má campanha que vem fazendo. Só então algum conselheiro fez a contas e lembra que é o ano do Centenário do clube. Azar desgraçado, né não? Já tem clube querendo pular de 99 para 101, direto.
OUTUBRO
O mês começa com uma ameaça da Fifa: ou as obras dos estádios são retomadas, ou eles transferem a Copa do Mundo para o Paraguai, que, nesse meio tempo, construiu uma série de estádios falsos nos arredores de Assunção. Mas ninguém aqui no Brasil está preocupado com as obras da Copa – até porque os operários estão em greve, de Norte a Sul. Está no ar uma grande enquete na internet querendo saber qual será o nome do segundo filho de Neymar. No paralelo, rola outra enquete: quem é a mãe do menino?
NOVEMBRO
O Palmeiras está fora do G-4 do Brasileirão e Felipão promete pelo menos classificar o time para a Sul-Americana. O problema é que ele não se cansa de brigar com os jornalistas que falam sem parar do seu salário de R$ 700 mil. Ô raça, né não?
DEZEMBRO
Confusão na América do Sul. Até agora ninguém sabe quem é campeão da Libertadores. Quem é louco de ganhar essa taça e ser obrigado a enfrentar o Barça no Japão? Melhor seria se o mundo tivesse mesmo acabado, como dizia a Profecia Maia. Mas todas essas previsões são furadas.
Marcondes Brito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário