quinta-feira, 26 de abril de 2012

Alagoa Grande: Incra-PB, Emater e Exército fazem reflorestamento no rio Mamanguape

A Superintendência Regional do Incra na Paraíba, a Emater e o Exército Brasileiro estão realizando reflorestamento de áreas degradas nos assentamentos da reforma agrária Margarida Maria Alves II e Maria da Penha, que ficam no município de Alagoa Grande, na região do Brejo, a 107 quilômetros de João Pessoa (PB).

Segundo o superintendente regional do Incra, Lenildo Morais, a ação faz parte de uma das atividades da Semana do Exército. “A unidade do Tiro de Guerra, que fica em Alagoa Grande, colocou 40 soldados para trabalhar no replantio de mudas de árvores nativas, doadas pelo campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia. Aação começou no dia 20 deste mês e não tem data para terminar”, disse o superintendente.



Degrado por areieiros

A área que está sendo reflorestada, segundo o coordenador do programa de Ates do Incra/PB, José Vandilson do Nascimento Silva, fica às margens do rio Mamanguape,em Alagoa Grande, onde a retirada de areia por empresas autorizadas destruiu a mata ciliar. “Nós estamos também pedindo providências ao Ministério Público Federal para investigar a legalidade dessas empresas, que estão degradando o rio. Por onde o reflorestamento passar iremos colocar cercas” disse Vandilson.

Vandilson informou que a ação dos areieiros já atingiu uma faixa de seis quilômetros de extensão, às margens do rio. É justamente nessa área que o reflorestamento está sendo realizado, também com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande e Associação dos Assentamentos. “A nossa meta, juntamente com os parceiros, é replantar mudas de árvores em toda a área degradada”, afirmou o coordenador.


Blog do Cristiano AlvesAssecom do Incra-PB/PbNews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário