quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Curso de Especialização da UFPB vai capacitar lideranças e técnicos para a convivência com o semiárido paraibano

Projeto em parceria com o Insa foi um dos dois selecionados no Estado pelo Edital do Incra/MDA e CNPq e beneficiará assentados da Reforma Agrária

  Formação de lideranças em assentamentos da Reforma Agrária e de técnicos extensionistas no desenvolvimento e uso de tecnologias de convivência com o semiárido da Paraíba. Este é o objetivo de um dos dois projetos paraibanos de Residência Agrária que foram selecionados pela Chamada Pública CNPq/MDA-Incra Nº26/2012, aberta em 2012 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O “Curso de Especialização em Capacitação e Desenvolvimento em Tecnologias Sociais Sustentáveis no Semiárido Paraibano” será promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa). 

Com investimento da ordem de aproximadamente R$ 1 milhão e 50 vagas, o projeto vai oferecer, na sede do Insa, em Campina Grande, educação contextualizada e capacitação de lideranças de assentamentos e prestadores de assistência técnica do Incra no desenvolvimento de tecnologias alternativas e técnicas sociais sustentáveis no semiárido. Tanto o corpo discente como os colaboradores receberão bolsas de auxílio. “É de suma importância para as universidades e institutos de pesquisas a realização de projetos desse tipo, quando há uma intervenção direta desses órgãos na comunidade, aproximando, permitindo o diálogo do conhecimento dito científico com os saberes populares, e construindo um conhecimento produtivo, inovador, cheio de transformações de realidades”, afirmou o professor José Jonas Duarte da Costa, coordenador do projeto. Segundo ele, com a especialização, os assentados terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos e interagir com o mundo acadêmico.

 “Será criada uma nova perspectiva, mais qualificada, de intervenção social no processo de transformação das comunidades”, disse. José Jonas Duarte da Costa é historiador, mestre em Economia e doutor em História Econômica. Atualmente, é professor do Departamento de História da UFPB, pesquisador visitante do Insa, bolsista do CNPq, coordenador da terceira turma do Curso de História PEC/MSC, promovido pelo Incra através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Também é membro da Comissão Pedagógica Nacional do Pronera e professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes. 

A UFPB possui quatro campi e é a instituição de ensino superior do Norte e Nordeste do país a oferecer o maior número de vagas em cursos de graduação no seu processo seletivo, cerca de oito mil em 2012. A instituição é avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que vai de 1 a 5, igual a 4; na pós-graduação, mais de 60% dos cursos obtiveram conceitos do sistema MEC/Capes acima da nota média.

 Qualificação para o campo A Chamada Pública CNPq/MDA-Incra Nº26/2012 selecionou 34 projetos, contemplando 24 universidades distribuídas em todo o Brasil. No total, serão investidos R$ 40,5 milhões para essas instituições de ensino desenvolverem projetos de pesquisa e extensão rural voltados para a inovação tecnológica e o desenvolvimento de assentamentos da Reforma Agrária. Concorreram ao edital 113 projetos de todas as regiões do país.

 A relação das instituições selecionadas pode ser acessada na página www.cnpq.br, no link Resultados. O outro projeto paraibano aprovado é a pesquisa “Extensão Rural Agroecológica e Especialização em Agroecologia de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater/Ates) para Assentamentos da Reforma Agrária do Estado da Paraíba”, coordenada pelo professor Rodrigo Machado Moreira, do Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (Nera) do Campus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Lagoa Seca (PB), com financiamento de R$ 422 mil. 

O edital teve foco na qualificação da formação de professores, alunos e técnicos extensionistas, na geração de conhecimentos, capacitação técnico-profissional e nos serviços de Ater/Ates junto aos assentados, considerando os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação do Campo e do Pronera, do Programa Fomento à Agroindustrialização e à Comercialização (Terra Sol) e da Política Nacional de Ater. Os projetos selecionados articulam ensino, pesquisa e extensão inovadora, visando o aperfeiçoamento das ações já desenvolvidas no âmbito dos projetos educacionais, capacitação, assistência técnica e fomento à agroindustrialização e comercialização nos assentamentos de Reforma Agrária. As linhas temáticas são: fomento à organização para acesso aos mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); apoio a processos de beneficiamento/agroindustrialização de produtos pelos grupos, associações e cooperativas de assentados/agricultores familiares; apoio a processos de gestão administrativa de grupos, associações e cooperativas de assentados/agricultores familiares; agroecologia e sustentabilidade na produção agrícola, pecuária, atividades pluriativas e manejo de recursos naturais nos assentamentos rurais; capacitação para extensionismo tecnológico articulado às ações de combate à pobreza nos assentamentos rurais; comunicação, projetos artísticos e culturais em comunidades de assentamentos rurais; formação de educadores e novas metodologias para a Educação do Campo; uso de metodologias participativas aplicadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural.

 Cada projeto aprovado contará com até R$ 500 mil anuais para custeio de ações nos exercícios de 2013, 2014 e 2015. A chamada pública prevê ainda o pagamento de até 58 bolsas mensais do CNPq por núcleo de residência agrária para o próximo triênio. COORDENADA - Pronera já formou 3.388 alunos em 21 cursos na Paraíba O Pronera, um dos principais programas do Incra, promove a democratização do conhecimento no campo ao propor e apoiar projetos de escolarização formal em todos os níveis, desde a Alfabetização e o EJA, passando pelo Ensino Técnico de Nível Médio até o Ensino Superior e a Pós-Graduação. Na Paraíba, de 1999 a 2012, o Pronera já formou 3.388 alunos em 21 cursos, sendo três cursos de EJA; dois cursos de Escolarização (1ª fase do ensino fundamental); oito cursos Técnico-Profissionalizantes em Agropecuária com habilitações em Agricultura, Zootecnia e Agroindústria; um curso Técnico de Enfermagem; dois cursos Normais de Nível Médio (Magistério); duas turmas do curso de Licenciatura em História; um curso de Licenciatura em Ciências Agrárias; um curso de Licenciatura em Pedagogia e um curso de Especialização em Residência Agrária. 

Os principais parceiros do Programa na Paraíba são as Instituições Públicas de Ensino: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Processo seletivo e metodologia O ingresso nos cursos superiores do Pronera acontece através de um processo seletivo diferenciado, semelhante ao vestibular, com os mesmos critérios da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) da UFPB, mas destinado apenas a assentados e beneficiários da reforma agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC). 

Os cursos são realizados baseados na pedagogia da alternância, com a carga horária dividida em tempo escola, com aulas presenciais, equivalente a 70% da carga horária; e tempo comunidade, com aulas e trabalhos práticos desenvolvidos nas comunidades às quais os alunos pertencem, equivalente a 30% da carga horária total dos cursos, proporcionando assim aos alunos a oportunidade de estudar e produzir, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da zona rural. 

Incra

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