sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A essência do primeiro debate

Por Walter Santos

Sinceramente, o saldo de todo o enfrentamento de idéias e posicionamentos dos candidatos ao Governo do Estado da Paraíba, a partir da TV Master, foi de um primeiro round superficial do que cada um representa numa escala de 0 a 10, mas com valores já bem pré-estabelecidos, tanto que o próprio governador Ricardo Coutinho reconheceu no final do debate que estava diante de 5 componentes contra um.
Este é um aspecto muito simbólico porque significa, na prática, a inversão de valores do que o então candidato Ricardo Coutinho conquistou em 2010, quando de sua eleição a governador, porque exatamente no contrário haviam cinco candidatos próximos de sua tese contra um, no caso o ex-governador José Maranhão.

Só para refrescar, no primeiro turno de 2010, Ricardo teve 49,70% dos votos contra 49,30% de Maranhão mais dispunha em tese do apoio indireto de Nelson Junior (PSOL), Lourdes Sarmento (PCO), Francisco Oliveira (PCB) e Marcelino Rodrigues.

Repetimos: pelo debate de ontem, levando em conta a própria fala do governador, de fato há em curso uma mudança radical em contrário da cena de 2010 em favor do então candidato Ricardo Coutinho porque no debate da Master ficou claro a postura contrária ao atual chefe do executivo.

A ESSÊNCIA DOS DISCURSOS I

O governador até tentou em vários momentos dizer que fez um governo reformista, realizador, etc, mas nos contra-pontos eram tantos dados contrários sem respostas que os argumentos oficiais acabaram insuficientes para se estabelecerem.

Além do mais, todos as principais causas defendidas por Ricardo foram rebatidas pelos demais competidores, portanto, não permitiu a existência de uma onda positiva como se deu em 2010 porque, ao que parece, ele perdeu o encanto e a confiança.

A ESSÊNCIA DOS DISCURSOS II

Para ser exato e justo, não há como desconhecer o desempenho de Antonio Radical que, na primeira participação, deixou o governador inseguro tanto que partiu para insinuar calma ao candidato do PSTU, que apenas indagou porque promessas de campanhas fáceis de serem acessadas no Youtube não foram concretizadas pelo lider do PSB

A partir daí foi criticas e questionamentos o tempo inteiro deixando o governador em situação desfavorável.

A ESSÊNCIA DOS DISCURSOS III

O candidato Cássio Cunha Lima foi incisivo e duro nos argumentos apresentados ao governador, mesmo com os desmentidos, mas na essência fazendo vingar por conta de dados inquestionáveis no processo de efetivação das obras do atual governo.

Cássio foi mais duro ao repetir que, apesar do dinheiro em caixa, ainda hoje existem obras inacabadas.

A ESSÊNCIA DOS DISCURSOS IV

Um dado especial no debate foi o desempenho do candidato Vital do Rego Filho ao se apresentar como o nome mais propositivo do debate, mesmo querendo desqualificar o embate entre Cássio e Ricardo.

Tende a crescer em conceito diante dos dados expostos.

A ESSÊNCIA DOS DISCURSOS V

O governador Ricardo pautou sua fala em querer tipificar Cassio como um gestor sem obras nem ações efetivas e relevantes no estado.

Este foi o seu foco, embora diluído em meio a tantos discursos e criticas contra si.

Pelo tom de ontem Ricardo vai sofrer muito.

PRESENÇAS ILUSTRES; QUEM DIRIA

O candidato Cássio chegou à TV Master acompanhado de ex-aliados de RC de tamanho peso pesados, a exemplo do vice-governador Rômulo Gouveia, ex-prefeito Luciano Agra, Roseana Meira, etc.

Já Ricardo adentrou ao lado do prefeito Luciano Cartaxo, do candidato ao senado Lucélio,da vice Ligia, Ricardo Barbosa, Estelizabel, etc.

Já Vital contou com pemedebistas, sua irmã Raquel, o deputado estadual Gervásio Filho, etc.

MAJOR FABIO

Não dá para ignorar a performance do deputado federal em defesa de sua classe, os policiais militares, e os mais humildes.

ULTIMA

“Cada um dá o que tem...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário