terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Assentadas do brejo paraibano fabricam balas, doces e brigadeiros de banana

As mulheres do assentamento Socorro, localizado em Areia, a 122 quilômetros de João pessoa, no Brejo paraibano, realizaram um curso de beneficiamento de banana e aprenderam a fazer vários tipos de doces do fruto mais produzido no local. Agora, além de comercializar a banana in natura, as agricultoras aprenderam a fazer bala de banana, doce de banana de corte, doce cristalizado, brigadeiro e banana chips.

O curso foi realizado por 20 agricultoras que formaram o grupo “Mulheres Unidas para Vencer”, que começará agora a produção para venda na região. Uma das assentadas do curso, Maria Isabele Cardoso da Costa, falou que durante as aulas levaram banana chips e doce de banana de corte para comercializar em feiras da região e os produtos tiveram uma aceitação muito boa. Ela disse que as mulheres estão otimistas em relação ao projeto e acredita que, em breve, o nome do grupo poderá mudar para “Mulheres Unidas que Venceram”.



Os produtos são chamados de “Doces Socorro”- em referência ao assentamento - mas, deverão mudar de nome para “Doce Sabor”. O curso, encerrado na semana passada, foi promovido pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contratado pelo Incra/PB, para prestar assistência técnica aos assentamentos. A realização do curso teve parceria com o Sebrae e foi ministrado pelos instrutores do órgão, Rennan Gusmão e Thaísa Abrantes.


No encerramento, a presidente da Associação dos Moradores do Assentamento Socorro, Josefa Teixeira, agradeceu à Coonap, através dos técnicos Josino Felipe e Rosângela Mota, pela realização do curso. Segundo ela, a venda dos doces irá representar uma importante alternativa de renda. Os técnicos da cooperativa já estão elaborando projeto para instalação de uma Unidade Demonstrativa no assentamento.

Com informação da Coonap

Nenhum comentário:

Postar um comentário