quarta-feira, 1 de abril de 2015

Publicação nacional destaca trabalho de pesquisa da Emepa com gado Sindi na Paraíba

As pesquisas de avaliação da produção de leite estão centradas na Estação Experimental de Alagoinha.

A Revista da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a maior no gênero em todo o País e apreciada por criadores de gado zebuíno e seus mestiços, publicou na edição de janeiro/fevereiro deste ano reportagem especial sobre as pesquisas de melhoramento genético da raça Sindi desenvolvidas pela Emepa, empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca.

Na matéria principal, a repórter Larissa Vieira afirma que a Paraíba “é um importante celeiro de Sindi”, onde há 35 anos “lapida a genética da raça”.  A partir de 1996 as pesquisas de avaliação da produção de leite estão centradas na Estação Experimental de Alagoinha.

O presidente da GU, Nivaldo Magalhães considerou importante o destaque ao trabalho dos pesquisadores paraibanos, como reconhecimento da credibilidade da empresa perante os centros de pesquisas.

O diretor Técnico da Emepa, Manuel Duré, destacou alguns pontos abordados na Revista da ABCZ, como as pesquisas sobre o potencial leiteiro dos animais Sindi que, mesmo com as altas temperaturas do Semiárido, apresentam grande produção de leite e bom desempenho em cruzamentos com outras raças leiteiras.

A revista traz também um artigo de Ricardo de Miranda Henriques Leite, da Emepa, responsável pela Estação Experimental de João Pessoa, em Umbuzeiro. O trabalho científico, assinado conjuntamente com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, João Cláudio do Carmo Panetto, aborda a estrutura populacional da raça Sindi no Brasil e a implantação do teste de progênie para leite.

paraiba.pb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário