segunda-feira, 23 de maio de 2016

Vendaval derruba escada de avião, árvore e muro de escola em SP

Um vendaval que atingiu a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, na noite de domingo (22) causou estragos em uma escola estadual e também no Aeroporto Internacional de Cumbica. As rajadas de vento atingiram velocidade de até 115 km/h na pista, segundo a concessionária que administra o aeroporto. Pelo menos uma escada de embarque e desembarque foi derrubada durante o temporal e atingiu a turbina de um avião.

De acordo com a assessoria de imprensa do aeroporto, às 18h30 de domingo foi emitido um alerta de segurança operacional, solicitando às companhias aéreas e empresas de trabalho de solo a adotar medidas de proteção, principalmente em relação aos equipamentos que operam no pátio de aeronaves.

Ao todo, 13 voos foram alternados para outros aeroportos entre 19h50 e 20h30. Durante a chuva, ao menos uma escada de embarque e desembarque foi derrubada e atingiu uma turbina de avião, que estava estacionado. A companhia aérea Gol disse, em nota, que a aeronave foi inspecionada pela equipe de manutenção da empresa e que precisou ficar retida para reparos na fuselagem, mas que no momento do incidente não havia pessoas a bordo.


Ainda segundo a Gol, a escada é de uma empresa terceirizada, contratada pela companhia para fazer o serviço. O Aeroporto de Guarulhos ficou fechado por seis minutos para pousos e decolagens, entre 20h27 e 20h33, para que fosse feita uma varredura na pista.

O passageiro Josué Luz estava em um voo que partiu de Porto Alegre (RS) e pousou em Guarulhos durante a noite. Ele gravou em vídeo os estragos causados pelo vento na pista de pouso e decolagem, e contou ao SPTV que os passageiros precisaram esperar a ventania passar para poder descer da aeronave. Segundo a administradora do aeroporto, não houve “impacto significativo na operação do aeroporto ou registro de danos às pessoas”.

Estragos em escola

Na Rua Jaime Regalo Pereira, no Jardim Cumbica, onde fica a Escola Estadual Sebastião Walter Fusco, árvores e fios ficaram caídos no chão. Parte do muro do colégio também foi derrubado e o telhado, arrancado pela ventania. Por isso, as aulas foram suspensas nesta segunda-feira (23).

Pelo menos cinco árvores caíram no bairro durante o temporal. Dois carros foram atingidos, mas ninguém ficou ferido.

Temporal derrubou muro e árvores na Escola Estadual Sebastião Walter Fusco, em Guarulhos (Foto: Reprodução TV Globo)

Temporal derrubou muro e árvores na Escola Estadual Sebastião Walter Fusco, em Guarulhos (Foto: Reprodução TV Globo)

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário