terça-feira, 27 de novembro de 2018

Homenagem ao Grande Poeta e Pilõezinhense Sebastião da Silva no Raízes do Brejo 2018

O Poeta Sebastião da Silva, filho da terra foi homenageado na 2ª edição do raízes do Brejo  2018 em Pilõezinhos. O Maior repentista de todos os tempo conhecido em todo o Brasil.

Naturalidade: Pilõezinhos – PB
Nascimento: 06 de janeiro de 1945.
Atividades artístico-culturais: Poeta, repentista e cantador.

Sebastião da Silva iniciou no repente no final dos anos cinquenta. Ele começou a cantar com os seus primeiros mestres, os poetas Oscar Bento de Freitas, José Júlio do Nascimento, José Xavier e José Crispim. O repentista Passou 31 anos de sua carreira trabalhando em dupla com o poeta Moacir Laurentino, com quem tem vários trabalhos gravados, conseguiu mais de 200 primeiros lugares em festivais por todo o Brasil.

Considerado por todos como um dos maiores nomes da cantoria de todos os tempos. Além de um extraordinário repentista é também um grande cancioneiro e autor de vários poemas e canções. Em 2015, esse ilustre cantador sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que o deixou sem fala, mas sua história e suas canções nunca serão apagadas de nossa memória.

Uma de suas canções mais marcantes “Criança morta”, que foi feita em homenagem a criança Edinete, que foi encontrada morta por falta de comida e água após se perder na Serra dos Bois em Riacho dos Cavalos-PB.

Os mais céticos apostavam que a cantoria, ao sair do Sertão para ganhar espaço nos grandes centros, estaria fadada à extinção. Porém, a ascensão dos cantadores de sua geração (Geraldo Amâncio, Moacir Laurentino, Sebastião Dias, Severino Ferreira e Sebastião da Silva, entre outros) abriu fronteiras. O trabalho dessa geração saiu do Sertão para a cidade, saiu do Nordeste para outras regiões, chegando a outros países.
O repentista reside no município de Caicó, no Estado do Rio Grande do Norte.



Fotos da Homenagem prestadas ao Poeta Sebastião da Silva em Pilõezinhos, Confira!!!
Pilõezinhos Notícias

8 comentários:

  1. Sebastião da Silva vc é um guerreiro
    Deus vais te dar tua saúde de volta
    Vc merece a poesia não pode morrer
    Vc é o mestre dos mestre na viola
    Parabéns a sua viola fala com vc
    Ainda queria te ver pessoalmente
    Pós te quando era criança hoje estou
    Com 42 janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudade desta voz linda o quanto nos alegrou,que deus te recompense ,com saude e felicidade juntoa os seus

      Excluir
  2. Que Maravilha encontrar esse blog o qual faz essa tão merecida mensagem ao imortal poeta Sebastião da Silva o qual sou fã. Porta Deus te proteja e te ilumine, tenha fé você irá voltar aos grandes festivais de viola com fé em Deus. Nos deu muita fkegriace continua nos dando porque sua obra é eterna! Um xeiro no seu coração. Quando eu for pras bandas do Nordeste irei te visitar com fé em Jesus. Vandelson Brasília. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sebastião da Silva Deus vai te abençoar e vc ficará bom .Só de Londrina PR mas sempre acompanhei seu trabalho força meu herói.

    ResponderExcluir
  4. Grande Sebastião da silva , saudades de ver cantando mas tudo é no tempo de Deus porque ele sabe tudo vai recuperar sua saúde.

    ResponderExcluir
  5. GRANDE POETA (SEBASTIÃO DA SILVA)!QUANTAS TARDES EU SAÍA DO ROÇADO E VINHA CORRENDO PARA CASA, LIGAVA O VELHO RADIO "ABC PARA LHE OUVIR ÀS QUATRO E MEIA DA TARDE NA RADIO DE PATOS AO LADO DE MOACIR LAURENTINO...ISSO NOS ANOS 70.
    VC É PRIMEIRO SEM SEGUNDO...O MAIOR DOS MAIORES! UMA VEZ EU FALEI COM VC POR TEL. VC FALOU QUE QUANDO PASSASSE AQUI NO RIO LIGARIA PRA MIM PARA AGENTE SE ENCONTRAR NA FEIRA DOS NORDESTINOS E ENTAO BATER UMA PROSA E TOMAR UMA PURINHA JUNTOS. INFELIZMENTE NAO FOI POSSÍVEL!MAS DE QUALQUER FORMA AQUI VAI O MEU ABRAÇO E TUDO DE BOM PARA VC E TODA SUA FAMÍLIA.
    QUE DEUS O ABENÇOE!!!

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo meu poeta meu irmão.tudo tem seu tempo diz os escritos bíblicos.tempo de plantar tempo de colher tempo de morte e tempo de cura. Aguardamos com fé o tempo pois assim como trabalha o relógio em sintonia os três ponteiros a fé trás de volta o impossível.forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Conheci Sebastião da Silva em casa dos meus pais na fazenda Santa Cruz do CabogiRN meu pai Francisco Soares era apaixonado por cantoria.

    ResponderExcluir