A cidade de Campina Grande recebe no domingo, dia 8 de dezembro, a 1ª Corrida e Caminhada de Prevenção do AVC (Acidente Vascular Cerebral).
O evento tem a organização da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia de Campina Grande (Lannec) e do Hospital Antônio Targino.
A atividade tem também o apoio do Centro Avançado de Neuro e Coluna (CNN) e do Instituto Neuro Cardiovascular de Campina Grande (Incor).
O objetivo é chamar a atenção do público para os cuidados de prevenção da doença, que atinge uma em cada 4 pessoas ao longo da vida, de acordo com a Organização Mundial de AVC.
O evento busca, além disso, mostrar a importância do cuidado com a saúde do sistema cardiovascular e do combate à obesidade e diabetes.
Segundo o Ministério da Saúde, o AVC ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área.
Existem diversos fatores que aumentam a probabilidade de ocorrência de um AVC, a exemplo da obesidade, do tabagismo, do uso excessivo de álcool e do sedentarismo.
Como prevenção da doença, o médico neurocirurgião Marcos Wagner Sousa Porto aconselha a prática regular de atividade física, a corrida e a caminhada. “Sempre com a orientação de um profissional”, ressalvou.
O evento, que vai ter as duas modalidades, tem início às 7 horas da manhã, em frente ao Instituto São Vicente de Paulo, situado às margens do Açude Velho, em Campina Grande.
As inscrições podem ser feitas pelo site: https://contraorelogio.com.br/events/1o-corrida-e-caminhada-prevencao-do-avc/. O valor é de R$ 39 para Caminhada, e R$ 46 para Corrida.
Cristiano Alves com Resumo PB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário