terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Com o sentimento de dever cumprido, Pilõezinhos encerra a 3ª edição do Raízes do Brejo

O município de Pilõezinhos teve a grande responsabilidade de encerrar, por mais um ano, a programação oficial da 3ª edição da Rota Cultural Raízes do Brejo, que teve início no dia 20 de setembro em Belém e encerrou neste domingo, 01 de dezembro.

A população de Pilõezinhos viveu um fim de semana diferente, com inovações e sensações diferentes que o Raízes proporcionou a cada munícipe e visitante. Crianças, jovens, adultos e idosos se uniram em um sentimento homogêneo, sentir a emoção e respirar um pouco mais, de forma mais intensa, dessa nossa cultura, união e cumplicidade.

Na sexta-feira (29), dia em que Pilõezinhos recebeu, de forma carinhosa, a 3ª edição da Rota, a equipe trabalhou incansavelmente, os colaboradores também. A cidade inteira se envolveu, e como resultado dessa união do nosso povo, era evidente a felicidade no rosto e no semblante de quem partilhou e sentiu a força da nossa cultura e a importância deste evento para o nosso município.

Nas primeiras horas da manhã do dia 29 a cidade já estava em festa, com alvorada pelas ruas da cidade e as crianças e jovens da rede municipal de ensino, com grande entusiasmo, cantando os hinos nacional e municipal durante o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e do município. Personalização, e leitura, de cordéis feitos por artistas da nossa terra, homenageando os fogueteiros de Pilõezinhos, deu boas-vindas ao Raízes desse ano.

No início da noite a prefeita de Pilõezinhos, Mônica Cristina, e a vice-prefeita, Risoleida Uchoa, na oportunidade, realizaram a inauguração oficial da ampliação da ponte central do município, local onde foi realizado toda a solenidade de abertura e as apresentações da Rota, e fez a devolução de R$ 10.587,82 (dez mil, quinhentos e oitenta e sete reais e oitenta e dois centavos) ao Governo do Estado, representado pelo Secretário Estadual de Infraestrurura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, referente ao que sobrou da referida obra.

E, a partir das 20h, com a recepção dos prefeitos e prefeitas dos municípios que integram a Rota, bem como o representante do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano e representante do Sebrae, a prefeita Mônica e a vice-prefeita Risoleida deram início a solenidade de abertura da programação do Raízes do Brejo. Como nos anos anteriores, Pilõezinhos sempre brinda a satisfação e alegria de poder participar da Rota, pelo sucesso que vem sendo a cada ano, pela parceria entre os municípios, pelo empenho da equipe e pela colaboração de todos que contribuem de alguma forma para que este evento seja realizado.

No palco, as homenagens que são, de fato, mais que justas para pessoas que fizeram e fazem história em nosso município. Uma noite de cores no céu, emoção na terra e explosão no coração, assim foi o Raízes desse ano onde mostramos que a NOSSA HISTÓRIA É UMA EXPLOSÃO DE ALEGRIA. E a festa ficou por conta da cantora Bianca Albuquerque e Banda, com muito forró das antigas para todos os presentes.

No sábado a gente resgatou, em praça pública, uma modalidade de apresentação cultural que, a cada dia que se passa, está menos em evidência: os emboladores de coco. Começamos nossa manhã com muita cultura e bastante animação no centro da cidade. As competições arrancaram sorrisos e boas gargalhadas daqueles que estavam presenciando. Tivemos o ganhador do melhor comedor de ovos em menos tempo, foram 20 em 4 minutos. Em 2 minutos tivemos o ganhador que conseguiu comer 12 bananas em 2 minutos. Esse ano tivemos estrela nova, pois realizamos o concurso da MISS GALINHA, onde as pessoas decidiram qual das galinhas estava mais produzida e charmosa. Com direito a faixa e tudo mais, Pilõezinhos elegeu a MISS GALINHA 2019.

Com 12 participantes, a disputa foi acirrada para que os jurados pudessem, com muita dificuldade, escolher os que ficaram em 1º, 2º e 3º lugar. A prefeita Mônica premiou, também, os artistas que personalizaram duas maquetes: a igreja, feita por João Paulo; e o casarão do sítio lameiro, feito por Iran. E a cantora Kátia Cilene, ex-cantora da banda Mastruz com Leite fechou o nosso sábado com chave de ouro ao som de muito forró.

Na parte da tarde tivemos muitas apresentações com participantes e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da rede municipal de ensino, que foram realizadas na praça, no centro da cidade. O show de calouro esse ano foi um sucesso.

No domingo, às 5h da manhã, a equipe já estava de pé e muito empenhada para a realização do nosso pedal ecológico. O II Pedal Raiz reuniu ciclistas de vários lugares da Paraíba e de outros estados. Com o objetivo de mostrar um pouco das nossas belezas naturais, o percurso do pedal foi exclusivamente pela zona rural de Pilõezinhos. Equipes de apoio em todo o percurso estiveram dando total assistência aos participantes. Com uma recepção calorosa, diversos pontos de hidratação, reforçado café da manhã e parada estratégica para lanches, a equipe teve todo o cuidado de realizar um evento a altura daquilo que os nossos convidados esperavam.

Encerramos o Raízes. A sensação é de dever cumprido. Em 2020 a Rota será realizada no primeiro semestre do ano. Pilõezinhos terá a honra de, novamente, encerrar o evento, no mês junino, o clima é propício para uma festividade ainda melhor.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário