terça-feira, 17 de dezembro de 2019

João Carlos Beltrão abre nova exposição fotográfica no Centro Cultural Parque Casa da Pólvora

O jornalista, diretor e cineasta, João Carlos Beltrão, abre nesta terça-feira (17), às 16h, a exposição intitulada “Eis um Frame”, uma montagem individual em que extrai imagens em movimento dos filmes em que fez parte como produtor de imagens. A exposição ficará aberta até o dia 15 de janeiro de 2020, no Centro Cultural Parque Casa da Pólvora, no horário das 8h às 17h, com entrada gratuita e classificação livre.

“Eis um frame” é uma exposição que está inserida no projeto cultural AnimaCentro e Pólvora Cultural, com promoção da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A exposição contou com a colaboração de Jorge Bweres, Ari Falcão, Nina Rosa, Metilde Alves e Águia Mendes.

“Frame é um quadro por segundo, uma unidade em movimento eletrônico digital”, explicou João Carlos Beltrão. A ideia desta exposição surgiu de sua inquietação ao ver os takes que fazia nas produções dos filmes que participava e não eram selecionados para serem exibidos.

00“Guardei para mim todos esses quadros e planos, juntei e estou expondo”, comentou João Carlos. No local, o visitante irá encontrar 20 frames ampliados em tamanhos que variam de 1 x 55 e 30 x 60 .“Tem quadros que são mais de um frame para dar a ideia de movimento”, explicou João Carlos.

No ano de 2012, recebeu um convite do fotógrafo Gustavo Moura para expor pela primeira vez no evento Setembro Fotográfico e montou a exposição, intitulada “Retiniando-me”. “De forma que essa é uma complementação da anterior”, acrescentou.

O Expositor – João Carlos Beltrão é natural de Alagoa Grande (PB), com residência fixa em João Pessoa há mais de 30 anos. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde começou também sua formação audiovisual no Núcleo de Documentação Cinematográfica (Nudoc). Desde 1997 é técnico em audiovisual do IFPB. É membro da Academia Paraibana de Cinema. Presidiu por dois mandatos a ABD-PB e representou o segmento audiovisual no Conselho Estadual de Cultura da Paraíba.

Por sua sólida carreira, predominantemente no cenário paraibano, foi homenageado no V Comunicurtas (2010), no III Festissauro (2016) e no XI CineCongo (2019).

Serviço:

Exposição: Eis um Frame

Expositor: João Carlos Beltrão

Abertura: terça-feira (17)

Horário: 19h

Período de visitação: 18/12/2019 a 15/01/2020

Local: Centro Cultural Parque Casa da Pólvora

Horário: 8h às 17h

Entrada gratuita.

Secom JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário