sábado, 29 de fevereiro de 2020

Criança que nasceu em 29 de fevereiro comemora aniversário pela 'primeira vez' em Caruaru

Há quatro anos, em 29 de fevereiro de 2016, um ano bissexto, a empresária Alexsandra Maria dos Santos estava bem preocupada com o nascimento do filho. É que ela teve que passar por um parto de emergência no oitavo mês de gestação. Alexsandra, que teve chikungunya aos cinco meses de gravidez, esperava Elias para o fim de março. Neste ano, o menino vai comemorar o aniversário pela primeira vez.

Elias Correia, que completa 4 anos neste 29 de fevereiro, nasceu saudável mesmo a mãe dele tendo entrado para a lista dos quase 2 milhões de casos de arboviroses registradas no Brasil em 2016. As três principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti provocaram 846 mortes naquele ano. Além disso, o vírus da zika, que é uma destas doenças, teve relação confirmada pelo Ministério da Saúde com a microcefalia registrada em bebês nascidos entre 2015 e 2016.

Devido ao alto número de arboviroses e de microcefalia relacionada ao vírus da zika registradas no Nordeste do país, Alexsandra, que mora em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, contou ao G1 que usou "muito repelente, calça longa e camisa de manga" durante a gravidez.

"Graças a Deus meu filho não teve sequelas [devido à doença que ela teve]. No entanto, ele teve uma uma parada cardíaca após o nascimento e foi direto para a UTI. Aconteceu um milagre, ele sobreviveu e com o tempo eu consegui me tranquilizar", disse a mãe de Elias.

Por causa da data de nascimento, que só aparece no calendário de quatro em quatro anos, o pai de Elias tentou colocar no registro do filho que ele tinha nascido em outro dia, mas não conseguiu. "Eu fui no cartório, expliquei a situação, mas me disseram que não seria possível por causa de uma nova lei, que não permitia mudar a data", lembrou o empresário Elias de Jesus.

O menino cresceu feliz e saudável, mas para o pai, se o filho está registrado no dia 29 de fevereiro, o aniversário só deve ser comemorado de quatro em quatro anos. Ou seja, a primeira festa de Elias vai ser em 2020. "Ele [o garoto] está muito feliz e empolgado em saber que essa será a primeira festa com a presença dos colegas, já que o pai nunca quis celebrar em outra data", contou Alexsandra. "Vai ser uma festa de arromba", brincou o pai.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário