sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Veneziano, Daniella e Aguinaldo integram comissão mista da Reforma Tributária no Congresso Nacional

A comissão mista do Congresso que analisará a reforma tributária foi instalada nesta quarta-feira (19), e vai contar com os senadores paraibanos Veneziano Vital do Rêgo (PSB) e Daniella Ribeiro (Progressistas).  O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), que é o relator da proposta na Câmara, também vai relatar o texto da comissão mista, que é formada por 25 senadores e 25 deputados.

Aguinaldo Ribeiro elogiou a união dos parlamentares em torno do tema. “Eu acho que este é um momento histórico para o nosso país, porque aqui nós estamos colocando o Brasil em primeiro lugar com essa reforma. Acho que esse gesto que o Parlamento faz hoje simboliza, antes de tudo, unidade. E essa unidade fez possível promover a agenda que o Brasil de fato precisa”, disse Aguinaldo.

A missão da comissão mista será produzir um texto único sobre o tema para a Câmara e o Senado. Os parlamentares terão o prazo de 45 dias para consolidar as propostas que tramitam no Congresso. Para Davi Alcolumbre, a exemplo da reforma da Previdência em 2019, essa é mais uma oportunidade para que, trabalhando em conjunto, o Parlamento “tome a dianteira nas pautas legislativas importantes”.

“Tenho certeza de que esses 50 membros vão fazer uma redação que concilie o Brasil e fortaleça o empreendedorismo, gerando empregos e riqueza. É uma reforma aguardada há décadas pelos brasileiros, com desburocratização, com simplificação. É a possibilidade, de fato, de dar segurança jurídica e tranquilidade para os empreendedores confiarem no Brasil”, destacou o presidente do Senado.



Já Rodrigo Maia criticou o atual sistema tributário, defendeu mudanças para combater desigualdades e garantir mais equilíbrio e crescimento.  “O sistema tributário beneficia nossas elites, que, não satisfeitas, agora querem voltar com CPMF para o povo pagar a conta. O Brasil não vai crescer apenas com as reformas previdenciária e administrativa. O que vai devolver renda é o sistema tributário. Investindo e gerando emprego”, afirmou.

Propostas

A primeira reunião formal da comissão está prevista para o dia 3 de março. A expectativa é que a matéria seja discutida e votada em dois turnos, em cada uma das Casas, ainda neste primeiro semestre. O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) foi designado para presidir a comissão. Ele é o relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) 110/2019, apresentada em julho do ano passado por Davi Alcolumbre — essa PEC está pronta para votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ).

Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário