quarta-feira, 22 de abril de 2020

Governo do Estado distribui alimentos da agricultura familiar com famílias carentes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesol), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), distribuiu, nessa terça-feira (21), alimentos da agricultura familiar no Litoral Norte do Estado. Foram entregues 895 kg de alimentos como batata doce, cará, macaxeira e mamão que serão distribuídos às famílias mais carentes.

O alimento distribuído faz parte do conjunto de medidas sociais de enfrentamento dos efeitos da covid-19, anunciado pelo governador João Azevêdo. São 400 toneladas de alimentos adquiridas por meio de compra emergencial realizada junto às cooperativas da agricultura familiar e economia solidária, representando um investimento de R$ 3 milhões, que beneficiará famílias carentes nos 223 municípios do Estado.

Nessa terça-feira, foram distribuídos alimentos da agricultura familiar com famílias dos municípios de Curral de Cima, Marcação, Mamanguape, Capim e Baía da Traição. 32 municípios das regiões do Vale do Piancó, Vale do Mamanquape e Litoral Sul serão beneficiados nos próximos dias. Até o momento, já foram atendidos 29 municípios. Os alimentos também estão sendo entregues às pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

A secretaria executiva de Economia Solidária, Roseana Meira, destaca o compromisso do Governo do Estado que por meio desta ação atinge dois eixos importantes. “Um é garantir a segurança alimentar da população, quando realizamos o chamamento e a negociação junto às cooperativas da agricultura familiar e economia solidária do estado para que numa parceria importante fosse disponibilizado produtos de qualidade para a população. Por outro lado, essa ação tem implicação direta na economia, já que, se esses produtos não fossem comprados pelo Estado, seriam perdidos ou teriam que ser vendidos a qualquer preço através de intermediários”, enfatiza.

 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, ressaltou que essa ação de aquisição de alimentos da agricultura familiar é uma das medidas sociais mais simbólicas e efetivas do Governo do Estado. “Ela possibilita um atendimento duplo, gerando uma injeção de recursos na microeconomia do Estado e ao mesmo tempo suprindo a necessidade de inúmeras famílias que estão com fome e que necessitam de comida, como também precisam do atendimento do poder público para amenizar a crise que assola essa população em situação de risco”, observou. 

O diretor de comercialização da Cooperativa dos Produtores e da Agricultura Familiar na Paraíba (Coopaf), Josinaldo Francisco, elogiou a iniciativa do Governo do Estado e o processo de aquisição dos alimentos. “Quando ficamos sabendo da compra emergencial a ser realizada pela Sesol, mobilizamos as demais cooperativas da região litorânea e também do sertão. Articulamos 24 cooperativas da Agricultura Familiar, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento Sem Terra (MST) que agregam uma quantidade grande de agricultores. Entregamos para o Estado 10 produtos, entre frutas, raízes e tubérculos que somam cerca de 400 toneladas de alimentos que estamos trazendo para serem distribuídos para os municípios necessitados. Destaco que a agricultura familiar está sendo muito fortalecida com esta ação do governo”, ressaltou.

Maria José Batista Simão, moradora de Curral de Cima, comemorou a chegada dos alimentos: “Chegaram na hora certa. Para mim foi a melhor coisa! Tem gente que agradece, outros não. Eu agradeço demais. Essa doença não é uma brincadeira e a situação está séria pra todo mundo”.

Segundo a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicaf-PB), a Paraíba é o segundo estado que realiza essa compra emergencial dando suporte à agricultura familiar.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário