sexta-feira, 3 de julho de 2020

Em seis meses, 1.821 sentenças são prolatadas nas Comarcas de Alagoa Grande e Alagoinha

Juiz José Jackson Guimarães
O juiz José Jackson Guimarães sentenciou, neste primeiro semestre de 2020, 1.821 processos. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 560 feitos, o que representa um crescimento de 44,5%. Os dados de produtividade do magistrado são referentes a somatória das Comarcas de Alagoa Grande, onde o juiz é titular e sentenciou 1.266 processos, e Alagoinha, onde está respondendo e prolatou 555 sentenças.

Ainda de acordo com o levantamento, nos primeiros seis meses deste ano, foram distribuídos 1.722 processos, sendo 1.417 em Alagoa Grande e 305 em Alagoinha. Já os feitos arquivados alcançaram 1.510, desse total, 956 na unidade judicial de Alagoa Grande e 554 em Alagoinha.

O juiz destacou o crescimento da produtividade mesmo neste momento da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19). “O Judiciário não parou em nenhuma das duas unidades, como em qualquer outra comarca do Estado. O aumento da produtividade é fruto de um trabalho coletivo, onde cada um faz a sua parte em busca de um resultado comum, que é realizar uma prestação jurisdicional célere e eficiente”, disse o magistrado.

José Jackson informou, ainda, que deu início as audiências cíveis e dos juizados especiais por videoconferência, bem como está tentando implantar a realização de audiência pela mesma ferramenta nos processos de natureza penal, para garantir uma celeridade processual também nestes feitos.

Casamentos por videoconferência
Neste primeiro semestre de 2020, o juiz celebrou, de forma virtual pelo sistema Zoom, o casamento de 11 nubentes. “Realizamos o sonho de muitos casais de constituírem famílias, que é a base de nossa sociedade, e para conseguir foi fundamental a boa articulação com os cartórios de Registros Públicos”, comentou.

O magistrado ressaltou, também, que, durante a pandemia e para evitar o contato físico, estão sendo utilizadas outras ferramentas eletrônicas, como intimação por whatsApp, envio de ofício por e-mail e/ou whatsApp, ligações telefônicas e videoconferência. “Foram criados grupos de whatsApp e/ou listas de transmissões para encaminhar orientações para os servidores e/ou discussões e orientações para os assessores, bem como a utilização do whatsApp e/ou e-mail para o contato dos advogados e partes com os servidores, assessores e o magistrado.

Por Marcus Vinícius/Gecom/TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário