quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Produtores do Rio homenageiam os 101 anos de Jackson do Pandeiro

 Para comemorar o aniversário do músico paraibano, o Rei do Ritmo, de Alagoa Grande, que nasceu em 31 de agosto de 1919 e faleceu em 10 de julho de 1982, deixando um importante legado à cultura da Paraíba e do Brasil, o projeto Live in Lona, do Rio de Janeiro, promoverá nesta quinta-feira (27), às 20h, o evento especial “Jackson do Pandeiro – 101 anos”.

A família do aniversariante é uma das organizadoras da produção do evento e será representada pelos sobrinhos do homenageado, Flora e Zé Gomes, atrações musicais da noite. O momento será intercalado por depoimentos de músicos da MPB, com intervenções do jornalista e escritor Fernando Moura, biógrafo de Jackson do Pandeiro. A transmissão será pelo canal do Lona Cultural Campo Grande no Youtube.

Nomes como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Herbert Vianna, Lenine, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Silvério Pessoa, Jarbas Mariz, Chico César, Paulo Rafael, Xangai, Pepeu Gomes, Zeca Baleiro, Marcus Vilar (cineasta) e Érico Sátiro (pesquisador) gravaram depoimentos sobre a importância de Jackson do Pandeiro na construção do cenário musical brasileiro.

O projeto Live in Lona foi idealizado e desenvolvido pelos produtores culturais Ely de Oliveira, Ives Macena, Carla Patrícia e Ives Pierini, em parceria com a Lona Cultural Elza Osborne, situada em Campo Grande (RJ). A proposta é a de transmitir semanalmente vídeo ao vivo, pelo canal do Youtube Lona Cultural Campo Grande, com apresentação musical de dois artistas em cena, sempre às quintas feiras, no horário das 20h.

O projeto tem como objetivo valorizar a arte e a cultura musical na cidade do Rio de Janeiro, e ao mesmo tempo criar condições mínimas de apresentação e divulgação do trabalho dos artistas durante a pandemia do novo coronavírus. Os recursos para a realização do projeto são obtidos por meio de doações espontâneas dos expectadores, em uma conta bancária disponibilizada na tela.

Na homenagem à Jackson do Pandeiro, o projeto Live in Lona ganhou maiores proporções, com coprodução em parceria de Zé Gomes, Tina Camargo, André Gomes e Gabriel Gomes, aglutinando vários apoiadores: Nave 33, Edo Vídeo Estúdio, Nordestino Carioca Restaurante, Mangaba do Alemão Restaurante, Inove Tour, Multi Market de Palmares, Sport Car, Luciano Alf Music School e Roberta Vargas, todos do Rio de Janeiro.

Redação/com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário