O que mais nos agrada nos nossos amigos é a atenção que eles nos dedicam". (
Tristan Bernard )

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Seap inspeciona obras do Presídio de Segurança Máxima de Gurinhém


 As obras do Complexo Penitenciário de Segurança Máxima localizado na cidade de Gurinhém estão seguindo o cronograma normal e 20% já foram executados. O equipamento se constitui de duas unidades prisionais, cada uma com 374 vagas, totalizando 748 vagas. Com a nova unidade prisional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, melhora a infraestrutura do sistema prisional e aumenta a oferta de vagas.

 A construção do complexo penitenciário, que terá uma área total de 13.964,10 m2, está a cargo da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan). Os investimentos somam R$ 32,7 milhões, recursos oriundos do Governo do Estado e do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública/Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

 Em visita às obras, o gerente executivo do Sistema Penitenciário (Gesipe), Ronaldo da Silva Porfírio, observou que a construção do complexo de segurança máxima está em bom ritmo com cerca de 40 operários. E comentou: “Essa moderna penitenciária de Gurinhém tem localização estratégica, a 74km de João Pessoa e a 71km de Campina Grande. Nosso sistema prisional vai ofertar mais 748 vagas, o que beneficia as demais penitenciárias”. O gerente esteve na companhia dos assessores Roberto Dimas Campos e Marivaldo Morais. O engenheiro Sérgio Lopes apresentou detalhes sobre o projeto do novo presídio.

 Cada uma das duas unidades terá muralha com passadiço e guaritas, módulo administração / agentes, módulo revista/portaria espera externa, módulo guarita externa, módulo educacional, módulo polivalente, módulo triagem/inclusão/isolamento, módulo saúde/tratamento químico/tratamento penal, módulo vivência coletiva, circulação entre módulos, módulo de serviços (lavandeira, cozinha), módulo vivência individual, reservatório elevado, cisterna, lixeira, área externa, casa de gás GLP, muro externo, estacionamento para funcionários e estacionamento para visitantes.


 Mais unidades - A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) está investindo em reformas e ampliação de unidades prisionais, além de ofertar novas vagas no sistema prisional ao construir novos espaços. Somando-se às 748 vagas que vão surgir com a construção do Complexo Penitenciário de Gurinhém, a Secretaria está construindo presídio especial no Conjunto Valentina de Figueiredo, em João Pessoa, destinado a presos de regime especial, com 136 vagas. 

 No Complexo Prisional de Mangabeira com a construção do Presídio Especial para presos provisórios com nível superior estão surgindo 48 vagas.  Na Penitenciária Flósculo da Nóbrega (Roger), também na capital, em parceria com a Vara de Execução de Penas Alternativas – Vepa, está em fase final de construção um pavilhão com 184 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário