sábado, 30 de janeiro de 2021

Mesmo com vacina, pessoas devem manter uso de máscara e distanciamento

 A vacinação contra o coronavírus começou em João Pessoa há alguns dias, trazendo bastante esperança à população, que sofre com as consequências da pandemia. Contudo, as autoridades de saúde advertem que ainda não é hora de relaxar nos cuidados para evitar a transmissão como, por exemplo, o uso da máscara, a higiene das mãos e o distanciamento social.

“A vacina é uma marca importante, mas é preciso frisar que ela reduz o número de óbitos, mas não a velocidade de transmissão. Por isso, é necessário que continuemos a usar máscara e permanecer com medidas de higiene”, alerta o gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Batista de Araújo.

Ele explica ainda que é necessário um tempo até que o corpo da pessoa vacinada produza os anticorpos. “É prudente pensar em quem ainda não foi vacinado e em quem não pode se vacinar. Só vamos conseguir observar uma mudança no quadro epidemiológico daqui a uns 90 dias”.


De acordo com o gerente, 2021 ainda será um ano difícil em relação ao coronavírus. Ele frisa que é preciso que principalmente os adultos jovens se conscientizem da necessidade de manter os cuidados e evitar aglomerações, mesmo com o início da vacinação e mesmo depois de serem imunizados.

Cuidados básicos com higiene, como a limpeza frequente das mãos, devem permanecer mesmo após concluída a vacinação. “Quando tivemos o surto de H1N1 no ano 2000, muito foi discutido sobre a importância das práticas de higiene. Hoje já temos muito mais informação e sabemos o quanto elas são eficientes para evitar certas doenças”, complementa Daniel Batista.

Paraiba Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário