O que mais nos agrada nos nossos amigos é a atenção que eles nos dedicam". (
Tristan Bernard )

terça-feira, 16 de março de 2021

'De Repente na Rede' faz homenagem a Maria Soledade e Lucinha Saraiva


A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (17), mais uma edição comemorativa do Mês da Mulher do programa ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’, que nesta semana traz as poetisas Maria Soledade (PB) e Lucinha Saraiva (CE).


No formato em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov ), com apresentação de Iponax Vila Nova.


Maria Soledade nasceu em Alagoa Grande (PB), em 1942, e desde muito cedo já fazia versos improvisados. No mundo masculino da cantoria, não encontrou apoio para executar seu dom com facilidade, mas conforme foi crescendo e conhecendo outras artistas mulheres, passou a participar de festivais e cantorias por todo o Nordeste. Dessa maneira, conseguiu criar seus três filhos. Soledade já fez dupla com Manoel Valentim, Beija Flor, Otílio Soares, Maria Lindalva e Minervina, com quem canta até hoje.


Lucinha Saraiva é do município de Aurora (CE), nasceu em 1973 e tem mais de 30 anos de profissão. Sua família já tinha uma origem poética: seu pai e irmão eram vaqueiros e poetas, o que a fez despertar para a arte por volta dos 20 anos. Hoje em dia, ela reside em São Paulo e, além de grande repentista, é também cancioneira.


Diante da predominância masculina no universo da poesia popular e da cantoria, as vozes femininas no repente merecem destaque, bem como os temas que costumam ser abordados por suas poetisas. Durante este mês de março, mulheres nordestinas que se destacam como repentistas vem sendo homenageadas semanalmente pelo programa De Repente na Rede.


Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado.


Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.


Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, um dos maiores repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta e grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.


Serviço   

De Repente na Rede

Quarta-feira, 17/03, às 19h

Homenageadas: Mulheres Repentistas - Maria Soledade (PB) e Lucinha Saraiva (CE)

Apresentação: Iponax Vila Nova

TV Funesc: www.youtube.com/funescpbgov


Nenhum comentário:

Postar um comentário