segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Dia do Extensionista Rural é comemorado em todo o País nesta segunda-feira

 Nesta segunda –feira (6) será comemorado em todo o Brasil o dia do Extensionista Rural. Em todas as unidades da Federação onde o serviço de extensão rural está presente, a data será lembrada solenemente. Na Paraíba, esse serviço funciona há 66 anos , abrangendo as extintas Ancar, Emater e hoje Empaer, empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), sendo uma das principais responsáveis pela execução da política agropecuária do Governo do Estado.

Dia do Extensionista2.JPGAtualmente, a extensão rural da Paraíba assiste direta e indiretamente a cerca de 120 mil produtores, a grande maioria agricultores familiares, por intermédio de 15 gerências regionais, 222 gerências operacionais e uma gerência central, atingindo os 223 municípios paraibanos. A sua missão é contribuir com o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva rural, por meio da transferência de tecnologia agropecuária, social, organizacional e gerencial, buscando a melhoria da qualidade de vida da sociedade paraibana.

O presidente da Empaer e da Asbraer, associação que congrega as entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) de todo o Brasil, Nivaldo Magalhães, ressaltou que a extensão rural tem como papel fundamental promover mudanças no campo. “O nosso objetivo é poder cada vez mais, por meio de um processo educativo, promover mudanças no comportamento das famílias agricultoras paraibanas, fixando-as no campo, mas de forma digna e cidadã”, disse.


Dia do Extensionista3.jpgO grande desafio da extensão rural é trabalhar cada vez mais para conscientizar o produtor rural de que ele deve produzir de forma organizada e sustentável (sem agressão ao meio ambiente), além de se profissionalizar para poder competir no mercado. “Quero parabenizar os extensionistas rurais de todo o País, e de modo especial os paraibanos, pois eles desenvolvem importante papel na busca do fortalecimento da família rural brasileira, por meio dos ensinamentos e orientações técnicas continuadas e o acesso às políticas públicas vigentes”, disse.

Nivaldo também destacou o apoio e a ajuda financeira do Governo do Estado e das parcerias com as prefeituras municipais, com o governo federal, bancos oficiais e privados e demais órgãos públicos e privados para fortalecer a extensão rural.

Dia do Extensionista5.JPGTambém integram a Empaer nove Estações Experimentais de Pesquisas Agropecuárias, espalhadas pelos municípios de João Pessoa, Sapé, Alagoinha, Lagoa Seca, Tacima, Umbuzeiro, Soledade, Itaporanga e Sousa.

Hoje, a força de trabalho da empresa conta com 1.057 servidores, sendo 817 do quadro efetivo, 212 cedidos e 28 comissionados efetivos de diversas áreas (níveis doutores, pesquisadores, superior e médio). A maioria dos extensionistas rurais é composta por Engenheiros Agrônomos.  O 6 de dezembro foi instituído como o Dia Nacional do Extensionista Rural no dia 3 de março de 2011 pela Lei Ordinária 12.386/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário