quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Hospital Regional de Patos registra 100% de lotação da ala Covid, mas tem leitos disponíveis para ampliação após aumento de casos da infecção


 O Hospital Regional de Patos (Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos - CHRDJC) registrou 100% de lotação da UTI Covid na noite dessa quarta-feira (19). No entanto, a unidade tem capacidade para redirecionar leitos comuns para ampliar a oferta para infectados pelo coronavírus.

Segundo o diretor geral da unidade, Francisco Guedes, o Complexo Regional de Patos tem um total de 24 leitos, sendo cinco de UTI e mais 19 de Enfermaria destinados ao isolamento Covid. Os demais leitos que estão sendo utilizados para outras demandas do hospital poderão ser redirecionados para assistência dos pacientes Covid e sintomáticos respiratórios graves se assim a demanda exigir. Além disso, há possibilidade de transferência para outros hospitais com leitos disponíveis pelo sistema de regulação da rede.

"Toda essa estrutura de leitos Covid, fruto de um alto investimento do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, continua sendo patrimônio do Complexo, porém com a diminuição dos casos de coronavirus no último trimestre do ano passado, quando chegamos a um cenário de não ter nenhum paciente internado nas enfermarias e apenas um ou dois nas UTIs, fizemos um redirecionamentos deste leitos para tratarmos outras doenças que precisavam de suporte, mas, os leitos continuam a existir na unidade", informou o diretor.

Francisco explica que dentro deste contexto de redirecionamento de leitos, por exemplo, a UTI 1 Covid com 10 leitos, que foi montada para atender o auge da demanda de pacientes do isolamento, hoje estão sendo utilizados na Ala Amarela, dando suporte a urgência.

Sobre as dúvidas no diagnóstico de Covid ou gripe Influenza, já que os sintomas são similares, o diretor orienta que no aparecimento dos sintomas a pessoa deve fazer o teste para identificação de qual doença apresenta. "É necessário o teste para identificar o que se tem, o município de Patos tem testado em massa, a UPA tem acolhido os pacientes com sintomas gripais leves, que é a função da UPA, e nós temos recebido a demanda de pacientes mais graves", disse o diretor, lembrando que esse cenário atual reflete as grandes aglomerações de final de ano e o relaxamento da população nas medidas preventivas.

Leitos Covid

Atualmente, o CHRDJC tem 24 leitos destinados a pacientes Covid, sendo cinco leitos de UTI Covid e 19 leitos de Enfermaria Covid, distribuídos assim: Enfermaria 3 com cinco leitos, Enfermaria 4 com sete leitos e Enfermaria 5 com mais sete leitos.

Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário