domingo, 23 de janeiro de 2022

Saúde da Paraíba distribui, nesta segunda-feira, doses de vacina e testes de Covid-19 para os 223 municípios


 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribui, nesta segunda-feira (23), 120.798 doses de vacina e 130.420 testes rápidos de antígeno para triagem e diagnóstico da Covid-19. Os insumos serão entregues nas gerencias regionais de saúde e estarão disponíveis para que os municípios façam as retiradas no quantitativo indicado em nota técnica.

Das doses de vacina, 113.918 são da Pfizer/Comirnaty; 6.875 da Butantan/Sinovac e cinco da Fiocruz/Astrazeneca e são destinadas para a ampliação da cobertura da vacinação na população acima de 12 anos.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, destacou que, após a entrega por parte do Estado, cabe ao gestor municipal fazer o abastecimento dos serviços assistenciais do seu território e manter as ações de vigilância para conter o avanço da Covid-19. “Recentemente, tivemos um significativo aumento de casos, que reforça a importância de manter os cuidados individuais e coletivos", pontuou.

Alô Saúde

Com o aumento de casos, acende o alerta também para o crescimento na ocupação de leitos. Para prestar atendimento médico à população, a SES ainda disponibiliza o Alô Saúde, um serviço de teleatendimento, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O interessado deve ligar para o número (83) 3211-9844 e será atendido por médicos que tirarão todas as dúvidas e darão as orientações sobre as condutas necessárias. O serviço poderá ser acessado de qualquer localidade.

O objetivo da estratégia ‘Alô Saúde’ é tirar dúvidas relacionadas às doenças que apresentem sintomas gripais e evitar que a população se dirija aos serviços de referência em busca dessas orientações. Assim, os usuários poderão ter as informações necessárias em casa e a procura por atendimento médico presencial será indicada apenas para os casos de maior risco ou mais graves, evitando as longas filas de espera e aglomerações nos serviços de saúde.

Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário