quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Hospital de Mamanguape implanta serviço de telemedicina e inicia atendimentos na Sala do Coração


 O Hospital Geral de Mamanguape (HGM) iniciou, nesta semana, o serviço pediátrico de telemedicina para atendimentos médicos especializados. A Sala do Coração é uma estratégia para ampliar o atendimento da rotina da Rede Cuidar e realiza o suporte ambulatorial aos pacientes cardiopatas identificados por meio do pré-natal de alto risco, da triagem neonatal, com o teste do coraçãozinho, e também durante a caravana. 

Com o objetivo de fortalecer as ações da rede materno-infantil na Paraíba, o serviço visa garantir o atendimento especializado aos usuários dos 11 municípios do Vale de Mamanguape que a unidade abrange: Mamanguape, Marcação, Jacaraú, Curral de Cima, Rio Tinto, Pedro Regis, Cuité de Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Mataraca e Itapororoca. A ideia é que a população não precise se deslocar para ser atendida por um médico especialista. 

De acordo o diretor geral do HGM, Daniel Gonçalves, os atendimentos serão sempre realizados na última terça-feira do mês. De início, ele explica que o serviço está atendendo às crianças que foram diagnosticadas durante a Caravana da Rede Cuidar. “Mas se chegar uma nova criança hoje na porta de entrada da unidade que se encaixa no perfil, ela será encaminhada aos centros de cardiologia pediátrica em João Pessoa, onde será feito o primeiro atendimento. Se essa criança necessitar de acompanhamento médico especializado, ela será incluída nesse ambulatório qualificado”, pontua. 

Atualmente, na Paraíba, existem 13 salas nas maternidades de risco habitual que realizam o serviço de ambulatório que são mensalmente apoiados em telemedicina. As consultas são realizadas pelo cardiologista responsável pelos pacientes, que estão nos centros de cardiologia pediátrica da Paraíba – os hospitais Metropolitano e Arlinda Marques.

A coordenadora da Rede Cuidar, Juliana Soares, explica que as Salas do Coração têm por objetivo fazer o acompanhamento dos cardiopatas diagnosticados pela Rede Estadual e acompanhar os usuários que moram longe dos centros de cardiologia pediátrica. “Nesse segmento ambulatorial se avalia se a medicação está funcionando e as indicações de cirurgia para evitar perder essa criança por falta de atendimento de alta complexidade”, completa.

O Hospital Geral de Mamanguape presta serviços de urgência e emergência, pediatria, obstetrícia, clínica médica e ortopedia a toda população do Vale do Mamanguape. No ano de 2021 realizou 22.253 atendimentos de urgência e emergência, 2.051 partos, 3.493 internações e 106.911 exames laboratoriais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário