segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Justiça cassa mandato de prefeita acusada de abuso de poder

 

A Justiça Eleitoral cassou, nesta segunda-feira (15), o mandato da prefeita Luciene Gomes (PDT), do município de Bayeux, na grande João Pessoa. O vice-prefeito, Clecitoni Francisco de Albuquerque Silva, também teve sua candidatura cassada, ambos por acusações de abuso de poder econômico.

Além dos mandatos cassados, Luciene e Clecitoni ficaram inelegíveis por oito anos e vão precisar pagar uma multa de R$ 10 mil, de acordo com decisão do magistrado. Porém, a decisão cabe recurso da defesa.

Conforme o juiz eleitoral Antônio Rudimacy Firmino de Sousa apontou, ambos gestores tiveram práticas eleitorais ilícitas, com ações sociais e distribuição de bens tinham cunho eleitoreiro. Inclusive, com a nomeação de servidores públicos, algo que inchou a folha de pagamento do Município, a fim de obter dividendos eleitorais, caracterizando assim, abuso do poder político.

Além disso, foram nomeados mais de 300 funcionários no período vedado, ou seja, nos últimos três meses que antecederam as Eleições 2020. De acordo com o juiz, essas pessoas se tornam cabos eleitorais multiplicadores de votos. Apesar do estado de calamidade por conta da Covid-19 ter viabilizado as contratações, elas foram usadas para fins eleitoreiros.

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário