De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o medicamento Paxlovid, antiviral autorizado esta semana pela Agência Nacional de Viglância Sanitária (Anvisa) para tratar a Covid-19 em casa, será distribuído gratuitamente em 51 cidades da Paraíba (veja lista de cidades ao final da matéria).
Os critérios para a distribuição foram detalhados na Nota 01/2022 da Gerência Executiva de Assistência Farmacêutica do órgão.
A nota explica que “o medicamento foi incorporado para tratamento de pacientes com diagnóstico
confirmado de Covid-19, com sintomas leves a moderados (não graves), que não requerem uso de oxigênio suplementar, independentemente da condição vacinal e com risco aumentado de progressão para Covid-19 grave”.
O medicamento será disponibilizado primeiramente para imunocomprometidos a partir dos 18 anos e para pessoas sem comorbidades a partir dos 65 anos de idade. Para ter acesso, o paciente deve apresentar exame positivo para Covid-19 por teste rápido de antígeno (exceto autoteste) ou teste de biologia molecular; estar entre o primeiro e o quinto dia de sintomas, apresentar quadro clínico leve ou moderado e não requer uso de oxigenação suplementar.
Como ter acesso ao tratamento?
De acordo com a nota da Secretaria de Saúde, o medicamento será oferecido nas Unidades de Assistência Farmacêutica dos Municípios.
Para solicitação do medicamento deverá ser encaminhado o Formulário Médico Obrigatório de Solicitação de Nirmatrelvir/Ritonavir – NMV/r para o tratamento de Covid-19 (modelo do Ministério da Saúde), completamente e corretamente preenchido pelo médico solicitante, e assinado pelo paciente e/ou responsável.
Serão solicitados exames que comprovem a indicação do tratamento e também de avaliação das funções hepáticas.
Caso o processo esteja de acordo com todos os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, o profissional farmacêutico deve realizar a dispensação do medicamento pelo Sistema Hórus.
O fluxo de atendimento às solicitações se dará de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento das Unidades de Assistência Farmacêutica dos Municípios.
Cidades onde medicamento será distribuído
Alagoa Grande
Alhandra
Aparecida
Araçagi
Assunção
Baía da Traição
Bayeux
Belém
Cabedelo
Caiçara
Cajazeiras
Caldas Brandão
Campina Grande
Capim
Catolé do Rocha
Conde
Coremas
Cruz do Espírito Santo
Esperança
Fagundes
Guarabira
Itabaiana
Itapororoca
Itatuba
João Pessoa
Lagoa de Dentro
Logradouro
Mamanguape
Marcação
Monteiro
Natuba
Nova Floresta
Patos
Pedras de Fogo
Pedro Régis
Piancó
Pilar
Pitimbu
Pombal
Queimadas
Rio Tinto
Santa Rita
São José de Piranhas
São José dos Ramos
São Sebastião de Lagoa de Roça
Sapé
Serra da Raiz
Sertãozinho
Sobrado
Solânea
Umbuzeiro.
Portal Correio
Nenhum comentário:
Postar um comentário