domingo, 8 de outubro de 2023

Incra anuncia construção de casas em assentamento de Alagoa Grande (PB)


As 80 famílias de agricultores do assentamento Nova Margarida, no município paraibano de Alagoa Grande, serão beneficiadas com a liberação de recursos do Crédito Instalação na modalidade Habitacional para a construção de novas moradias em alvenaria. O anúncio foi feito durante visita da diretora de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Rosilene Bezerra Rodrigues, ao assentamento, na tarde desta quinta-feira (5).

Assentados e assentadas se reuniram na escola municipal que funciona no assentamento para ouvir o anúncio da Direção Nacional do Incra e apresentar outras reivindicações das famílias, como a regularização da relação dos agricultores assentados em Nova Margarida. Também participaram da reunião o superintendente do Incra/PB, Antônio Barbosa Filho, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande e de movimentos sociais do campo.

Atualmente, grande parte das famílias de Nova Margarida vive em antigas casas que já existiam quando a área pertencia à Usina Tanques, e se encontram em situação precária. Os assentados se dedicam principalmente à agricultura de subsistência, como macaxeira e feijão, e ao plantio de cana-de-açúcar.  

O superintendente do Incra/PB lembrou a história de luta de Margarida Maria Alves e destacou que as equipes da autarquia têm se empenhado em regularizar a documentação das famílias do assentamento, etapa necessária para a construção das moradias.

O assentamento foi criado pelo Incra em setembro de 2014 e está localizado na região do Agreste paraibano, a 110 quilômetros de João Pessoa, em uma área de 843 hectares que pertencia à antiga Usina Tanques, palco das lutas da trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves. A paraibana lutou pelos diretos dos camponeses, defendendo a reforma agrária e denunciando casos de violência e exploração no campo. Por isso, acabou assassinada em 12 de agosto de 1983, na porta de casa, em Alagoa Grande. O crime nunca foi solucionado.

O município de Alagoa Grande também é reconhecido por um de seus filhos ilustres, o cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro Jackson do Pandeiro, conhecido como “O Rei do Ritmo”, que foi um dos responsáveis pela consolidação da cultura nordestina na música nacional.

Moradias dignas

As novas moradias em alvenaria serão construídas com recursos do Crédito Instalação, na modalidade Habitacional, que destina R$ 75 mil por família.

As unidades habitacionais possuem sala, cozinha, dois quartos, um banheiro e lavanderia e serão construídas por entidade credenciada pelo Incra e escolhida pelas famílias para a elaboração e a execução das obras.

Os próprios assentados gerenciam o recurso e acompanham todo o processo de construção das casas, desde a escolha da planta da edificação. A edificação é feita com mão de obra preferencialmente local e é supervisionada por técnicos da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação do Incra/PB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário