terça-feira, 9 de abril de 2024

Alagoinha: campos de algodão de cores e a exuberância de girassóis


 O município de Alagoinha, situado em um território que outrora serviu de rota para contrabandistas franceses em busca de ouro na Serra da Copaoba no século XVI, possui uma história rica e marcante. Habitada originalmente pelos índios Potiguaras, a região viu seu primeiro embrião de povoamento surgir por volta de 1864, com a construção de uma casa às margens de uma lagoa, destinada a abrigar os tropeiros que se dirigiam à famosa feira de Mamanguape.

Existem divergências sobre a fundação oficial da localidade, com algumas fontes apontando 1870 como o ano de sua fundação por Luiz Honorato, seguido por outros pioneiros como o Tenente José Joaquim de Moura e o Capitão Firmino Alves Pequeno. O processo de consolidação administrativa teve marcos importantes, como a criação do distrito de Paz de Alagoinha em 1921 e sua posterior vinculação ao município de Guarabira em 1936.

Um capítulo curioso e significativo na história de Alagoinha foi a mudança de seu nome para Tauatuba em 1943, derivado de uma expressão indígena que significa “abundância de barro vermelho”, a identidade original foi prontamente restaurada em 1948. Com amplo apoio popular, a emancipação de Alagoinha foi conquistada em 3 de dezembro de 1953, marcando uma nova era de autonomia e desenvolvimento local.

A Estação Experimental de Alagoinha faz parte da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária do Governo do Estado. Com mais de 90 anos de história, a instituição é dedicada à prestação de serviços e à realização de pesquisas que impulsionam o progresso da agropecuária regional. Isso inclui atividades como o melhoramento genético de animais, a execução do projeto de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e uma criteriosa avaliação do potencial leiteiro de diversas matrizes.

A tonalidade dourada dos girassóis e os experimentos com cores no algodão destacam-se em contraste com as nuances de verde encontradas nas variedades de capim estudadas pelos pesquisadores da instituição.

Alagoinha possui uma paisagem urbana verde que se integra harmoniosamente ao seu ambiente natural. Três espécies de árvores nativas por excelência – Clúsia-rosa, Nim e Mamão – adornam as avenidas e parques da cidade, contribuindo para melhorar o seu apelo estético. Além disso, essas árvores desempenham funções ecológicas vitais, oferecendo sombra e habitat para a vida selvagem local, ao mesmo tempo em que representam o patrimônio cultural de Alagoinha.

Palmarí H. de Lucena, membro da União Brasileiras de Escritores

Nenhum comentário:

Postar um comentário