Em audiência com o ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), nesta quarta-feira (26), o senador André Amaral (União-PB) expôs em detalhes o que significa o projeto Rota Cultural ‘Caminhos do Frio’ para a economia da Paraíba.
O evento, realizado no segundo semestre, acontece por um período aproximado de três meses, sempre nos finais de semana, atraindo turistas para cidades da região serrana, com o objetivo de oferecer atrações que incluem a culinária regional, ecoturismo, apresentação de teatro e danças nordestinas, além de oficinas e shows de artistas locais e nacionais.
Ao chefe da Pasta, o senador pediu apoio do Executivo Federal para consolidar o evento no calendário nacional, fazendo do estado um destino turístico também durante o inverno brasileiro.
“É a hora e a vez do turismo da Paraíba. Nós precisamos investir nesse evento cultural para que ele cresça a cada ano e faça da nossa Paraíba também um destino de inverno, para que o turista, que deseja curtir o frio serrano do Nordeste, possa desfrutar de uma culinária maravilhosa, apresentações culturais e, principalmente, do calor humano da nossa gente”, destacou Amaral.
Para o parlamentar, é importante que o estado consiga emendar os festejos juninos, já consolidados e com fama internacional, com a programação de inverno na região serrana. “Essa continuidade manterá a nossa economia aquecida também durante os meses de julho, agosto e setembro, pegando o embalo da geração de renda do mês de junho com as festas de São João”, ressaltou Amaral.
Em 2024, a Rota Caminhos do Frio tem como tema o movimento Armorial, criado na década de 70 pelo escritor Ariano Suassuna, com objetivo de criar uma arte brasileira singular, enraizada nas tradições populares, principalmente as nordestinas.
A Rota inclui programação nos municípios de Areia (1/07 a 7/07), Pilões (8/07 a 14/07), Matinhas (15/07 a 21/07), Solânea (22 a 28/07), Serraria (29/07 a 4/08), Borborema (5/08 a 11/08), Remígio (12/08 a 18/08), Bananeiras (19/08 a 25/08), Alagoa Grande (26/08 a 1/09) e Alagoa Nova (2/09 a 8/09).
Henrique Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário