A Câmara Municipal de Alagoinha realizou, na noite desta quinta-feira (27), mais uma Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2025. Sob a presidência do vereador Adelson Carissé, a Casa Legislativa deliberou sobre importantes projetos para o município e abriu espaço para a prestação de contas da gestão municipal, recebendo o Secretário de Agricultura, Antônio Gordo.
Reforço para a Saúde
Um dos destaques da Ordem do Dia foi a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei nº 26/2025, de autoria do Poder Executivo. A matéria autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais). O recurso será destinado à manutenção, obras e aquisição de equipamentos permanentes para a base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no município, garantindo melhor atendimento à população.
Além deste, foram aprovados outros projetos do Executivo e matérias de autoria dos vereadores Assis Salviano e Santiago Santino.
Agricultura em Pauta
Atendendo a convite da Casa, o Secretário de Agricultura, Antônio Gordo, utilizou a tribuna para apresentar um balanço das ações de 2025. O gestor destacou números expressivos, como o cadastro e corte de terra que beneficiou 713 famílias, totalizando mais de 1.400 horas de trator, além da distribuição de mais de 2 toneladas de sementes (milho e feijão) em parceria com o Governo do Estado.
O secretário também anunciou novidades, como a inauguração, prevista para 10 de dezembro, de um polo para venda de farelo de soja a preço subsidiado, visando fortalecer a produção animal local, e a aprovação de recursos na ordem de R$ 300 mil via CONAB para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Os vereadores da situação e oposição participaram ativamente, parabenizando o trabalho da pasta e apresentando demandas específicas sobre a manutenção de estradas vicinais e apoio à juventude rural.
Cobranças e Requerimentos
Durante a sessão, os parlamentares apresentaram diversos requerimentos visando o bem-estar da comunidade:
Serviços Bancários: O vereador Naldo apresentou um requerimento verbal de urgência, aprovado por todos, solicitando esclarecimentos à agência local do Banco Bradesco sobre a constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, situação que tem causado transtornos aos correntistas e idosos.
Saúde e Social: O vereador Rafael Francisco solicitou a criação de um CAPS Infantil, um Centro de Convivência do Idoso e a aquisição de aparelho de ultrassonografia para os PSFs.
Educação: Foi solicitado esclarecimento ao Executivo sobre a renovação dos contratos dos prestadores de serviço da educação para o mês de dezembro.
Infraestrutura e Meio Ambiente: O vereador Santiago Santino requereu a revitalização da antiga escola do Sítio Mata Escura para transformá-la em posto de saúde âncora, além da criação de uma Lei Municipal Ambiental. O vereador Adelson Batista solicitou melhorias nas faixas de pedestres e o vereador Assis Salviano pleiteou um berçário na garagem municipal.
O Presidente da Casa, Adelson Carissé, encerrou a sessão agradecendo a presença da população e a produtividade dos trabalhos legislativos, convocando os vereadores para a próxima reunião ordinária.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário