sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Prefeitura de Alagoinha comemora sucesso do 1º Mutirão de Castração no município e já planeja outra ação do serviço


A Prefeitura de Alagoinha, comemora o sucesso do 1º Mutirão de Castração no município. A ação, foi uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado da Paraíba, por meio do Projeto Paraíba Pet – Castra Móvel, realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 21 e 23 de janeiro, que ofereceu atendimento especializado e estrutura adequada para a realização dos procedimentos.

Durante a ação, foram atendidos 40 animais, todos submetidos previamente ao exame de hemograma, etapa fundamental para garantir a segurança das cirurgias.

Desses, 26 animais foram considerados aptos e passaram pelo procedimento de castração, sendo:16 felinos fêmeas; 3 felinos machos; 4 caninos fêmeas; 3 caninos machos. Outros 7 animais foram considerados não aptos, em razão de critérios técnicos como peso acima de 20 kg, idade inferior a 8 meses, idade superior a 5 anos ou casos de criptorquidismo (quando o animal possui apenas um testículo).

Além disso, 7 animais não chegaram a realizar o exame, completando o total de 40 inscritos.

Devido ao grande sucesso da ação, a Prefeitura de Alagoinha já planeja uma nova vinda do Castra Móvel, com o objetivo de atender os tutores e animais que não conseguiram participar desta etapa.

A castração é uma medida de extrema importância para a saúde pública e o convívio social, pois contribui diretamente para o controle populacional de cães e gatos, reduzindo o abandono, a proliferação de animais em situação de rua e os riscos de transmissão de zoonoses.

Além disso, o procedimento ajuda a prevenir diversas doenças, como infecções uterinas, tumores mamários e de próstata, promovendo mais qualidade de vida e longevidade para os animais.

A Prefeitura segue firme com o compromisso com o bem-estar animal, a responsabilidade social e a construção de uma cidade mais organizada, saudável e humanizada para todos.

https://alagoinha.pb.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário