O Papa Leão XIV nomeou, nesta quarta-feira, 4, Dom Aldemiro Sena dos Santos, como bispo da Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas, na Bahia, transferindo-o da sede episcopal de Guarabira, no Estado da Paraíba.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a Dom Aldemiro Sena, expressando o desejo de que esta nova etapa de seu ministério episcopal seja repleta de graças e bênçãos em favor do anúncio do Evangelho.
“Que sua nova missão junto à essa porção do povo de Deus possa ser conduzida e inspirada pelo testemunho de São Pedro, padroeiro da diocese Teixeira de Freitas – Caravelas, reafirmando seu pastoreio como um pescador de homens, que lança as redes em águas profundas, atraindo e convertendo o coração dos fiéis para o Reino de Deus”, destacou a nota.
Biografia e trajetória eclesial
Dom Aldemiro Sena dos Santos é natural de Ibirataia (BA). Formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Teologia de Ilhéus, foi ordenado sacerdote em 1992, na Catedral de São Sebastião, em Ilhéus.
Como presbítero exerceu, entre os anos de 1993 a 1996, o posto de reitor do Seminário Menor São Domingos Sávio, em Ilhéus. Paralelo a esta experiência, também foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Escada, em Olivença, Ilhéus. De 1996 a 1998, exerceu o sacerdócio na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Barro Preto, Ilhéus.
Entre os anos de 1998 a 2007, Aldemiro foi pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ilhéus, concomitantemente também era coordenador do Centro de Treinamento de Líderes Santa Cruz, na mesma cidade. Em 2006, foi eleito representante do clero diocesano, cargo que ocupou até o ano de 2014. Em 2007, foi nomeado pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Ilhéus.
De 2013 a 2014, padre Aldemiro exerceu o posto de presidente dos presbíteros do regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde 2015, que exerce a provisão de pároco da Paróquia São Jorge e Catedral de São Sebastião, em Ilhéus. Também é ecônomo da diocese e presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, que inclui o abrigo para idosos.
Foi nomeado bispo da diocese de Guarabira (PB) em 4 de outubro de 2017 pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal foi em 17 de dezembro de 2017 e a posse canônica em 2 de fevereiro de 2018. Adotou com lema de seu pastoreio: “Servir com alegria!”
Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário