sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pesquisadores do IFPB se reúnem com Prefeitura de Alagoa Grande

Projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos por pesquisadores do Campus João Pessoa do IFPB na cidade de Alagoa Grande devem ganhar mais impulso nesse ano de 2011. Os professores Arilde Franco Alves e Claudiana Maria da Silva Leal, que coordenam seis projetos, principalmente com a comunidade quilombola de Caiana dos Criolos, se reuniram com a Prefeitura para discutir o fortalecimento de parcerias, ao lado dos alunos orientandos.

Há 12 estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba envolvidos no trabalho acadêmico de cunho social. Os estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Química, juntamente com o Técnico Integrado ao Ensino Médio de Controle Ambiental, dividem bolsas das Pró-Reitorias da instituição. Os projetos tiveram início em agosto do ano passado.



Na reunião, estiveram presentes os secretários municipais das pastas de Agricultura, Saúde, Planejamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Educação e Articulação Governamental. Além da equipe de Supervisão Pedagógica e Direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Firmo Santino da Silva, localizada no quilombo, onde se desenvolvem algumas ações dos projetos. A comunidade quilombola tem 146 famílias e muitos jovens estão sendo atingidos pelo projeto na escola, com atividades de educação ambiental. Mas, os pesquisadores também desenvolvem atividades com os pais deles, tentando viabilizar a implantação de mandalas para favorecer a agricultura.

A equipe do IFPB desenvolve os projetos: “Proposta de Implantação de Mandallas, no Quilombo Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande – PB”; “Educação Ambiental e Sustentabilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Firmo Santino da Silva - Quilombo “Caiana dos Crioulos” - Alagoa Grande–PB”; “Educação Ambiental e Sustentabilidade na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos - Alagoa Grande–PB”; “Implantação da Educação Ambiental para a Coleta Seletiva com diagnósticos dos resíduos sólidos gerados pelos usuários das áreas públicas (calçadas e praças) em torno da Lagoa do Paó em Alagoa Grande – PB”; e “Sabão caseiro a partir do óleo de cozinha usado – Ano VI”.

Essa última atividade do sabão caseiro já era desenvolvida pela professora Claudiana e gerou mudança de mentalidade com o recolhimento de óleo caseiro em lanchonetes da cidade. “Como a professora Claudiana está fazendo o Doutorado Interinstitucional no Sul, eu entrei para reforçar o projeto. Outros professores da área de Meio Ambiente do IFPB também tem Alagoa Grande como objeto de estudo para projetos de Desenvolvimento Sustentável. Por enquanto Claudiana está fazendo o trabalho de campo e outros estão na parte teórica, mas devem voltar com muitas ações no município”, comentou Alves.

Claudiana e Alves apresentaram os projetos e, junto com os estudantes, esclareceram dúvidas do secretariado. Segundo o professor, a equipe do IFPB recebeu o compromisso da Prefeitura de Alagoa Grande de endossar a realização dos projetos, apoiando com logística para transporte e ferramentas. “Já levamos técnicos da Fundação Mandala e os moradores visitaram mandalas em Cuité. Há também trabalhos de incentivo ao artesanato com reciclagem”, comentou o professor.


Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário