domingo, 27 de novembro de 2011

Fluminense e Vasco fazem mais uma 'final' de Brasileiro neste domingo

A boa campanha das equipes cariocas no Campeonato Brasileiro e o formato da tabela transformaram as últimas rodadas, com clássicos regionais, em verdadeiras finais. E neste domingo, às 17h, no Engenhão, será a vez de mais uma decisão. Fluminense e Vasco se enfrentam e o resultado pode até mesmo definir o campeão.

Confira a classificação do Brasileiro

Com 62 pontos, o Fluminense precisa vencer para ultrapassar o Vasco na segunda colocação, mas somente a vitória não interessa. O time das Laranjeiras também precisa torcer para uma derrota ou um empate do Corinthians contra o Figueirense, caso contrário o time paulista chegaria aos 70 pontos inalcançável na liderança e ficaria com a taça já neste final de semana.



Pelo sonho do título, Flu precisa encerrar tabu nos clássicos




Fred marcou três gols na goleada do Fluminense sobre o Figueirense por 4 a 0



O Vasco, com 65 pontos, precisa de uma vitória e também seca o Corinthians. Em caso de derrota dos paulistas, o time comandado por Cristóvão Borges assume a liderança faltando apenas uma rodada. O empate com vitória corintiana também não interessa e deixa o título para a equipe de Tite.



Ricardo Gomes pode aparecer na festa de premiação do Brasileirão



Com tantas contas e possibilidades, os jogadores do Fluminense se apoiam nas campanhas em que o time ‘venceu’ a matemática, como em 2009, quando evitou um rebaixamento praticamente certo, e nesta temporada, quando estava perto da eliminação na primeira fase da Libertadores e conseguiu a classificação.

“Nosso grupo é sempre assim. Independente da situação que está, da posição que está, é um grupo unido, bem divertido. Mesmo em 2009, que a gente estava na zona de rebaixamento, nunca deixamos de lado nosso humor, nossa alegria, mas sempre trabalhando forte. Gostamos desses detalhes, de estar correndo contra os números. Sempre frisamos que podemos conquistar e vamos lutar para no final estarmos comemorando”, disse o volante Diguinho.

Porém, se quiser manter o sonho de conquistar o tetracampeonato, o Fluminense terá que encerrar um incômodo jejum neste ano. O clube ainda não venceu nenhum clássico carioca em 2011 e terá dois na reta final. Foram oito jogos contra Fla, Vasco e Botafogo, com quatro derrotas e quatro empates. O meia Marquinho admitiu que o retrospecto causa um pouco de desconforto.

“É ruim porque nosso grupo é muito qualificado e tem esse desconforto por não ter vencido nenhum clássico ainda. Alguns, acho que a gente não merecia vencer mesmo, mas outros jogamos melhor que o adversário e não vencemos. Mas precisamos colocar na cabeça que são duas finais agora. Temos uma chance pequena, mas temos de buscar o título. Não podemos desistir nunca”, disse o meia.


Para a partida contra o Vasco, o técnico Abel Braga deve repetir a equipe que entrou em campo no último domingo, na goleada de 4 a 0 sobre o Figueirense. O volante Edinho, poupado de dois treinamentos por ter sofrido uma entorse no tornozelo, voltou a trabalhar com bola na última quinta-feira e está confirmado.

No Vasco, o técnico Cristóvão Borges poderá contar com Felipe. O meia, vítima de fortes dores musculares no seguindo tempo do empate com o Universidad de Chile, quarta-feira, pela Copa Sul-Americana apresentou boa recuperação e na manhã deste sábado treinou normalmente em São Januário. A dúvida, porém, continua sendo Elton, com inchaço no tornozelo esquerdo. São poucas as chances de o atacante jogar. Neste caso, o ex-titular Alecsandro será seu substituto.

Diferentemente do Fluminense, o Vasco tem ainda o torneio continental no meio do caminho. Após o clássico, os jogadores seguirão na manhã seguinte para Santiago, fazem a partida de volta da Sul-Americana na quarta e voltam na quinta. Descansam e no dia 4 fazem o clássico com o Flamengo. Para o zagueiro Dedé, o time não pode pensar em cansaço.

“É hora de superação. É superação em cima de superação. O que a gente precisa fazer é descansar na hora certa. Estamos envolvidos em duas competições então vamos dar aquele algo mais”, frisou o zagueiro vascaíro.

O duelo do zagueiro com o atacante Fred é um dos ingredientes do jogo. Dedé alerta que o adversário é perigoso até em má fase, o que dirá na fase atual: marcou sete gols em dois jogos. No entanto, os dois só enfrentaram duas vezes, e ninguém saiu vencedor: dois empates sem que nenhum deles tenha feito gol.

FICHA TÉCNICA - FLUMINENSE X VASCO
Data: 27 de novembro de 2011
Local: Engenhãoo, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Mariano, Leandro Euzébio, Elivélton e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Marquinho e Deco; Rafael Sobis e Fred

Técnico: Abel Braga

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Allan, Juninho Pernambucano e Felipe; Diego Souza e Elton (Alecsandro)

Técnico: Cristovão Borges



Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário