sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Ações de Pesquisa e Extensão em Alagoa Grande são discutidas com Prefeitura

Desde 2010, o IFPB está presente através de projetos de pesquisa e extensão na cidade de Alagoa Grande. O professor do Campus João Pessoa, Arilde Franco Alves, é orientador de projetos de iniciação científica e extensionista em comunidades quilombola e de assentamento da reforma agrária e reuniu-se, nessa quinta-feira, com o Prefeito Hildon Régis e a nova equipe de secretários (as) municipais para apresentar as ações realizadas. 

O professor Alves desenvolve trabalhos na área da Agricultura Sustentável e Meio Ambiente, especificamente dentro da linha da Permacultura, através da instalação de Mandallas. “É uma Tecnologia Social Sustentável, que visa à produção agrícola familiar seguindo os moldes de uma visão holística e sistêmica das relações do homem com a terra, quando desenvolve atividades produtivas (neste caso alimentos sem agrotóxicos e de maneira coletiva), estimulando, através da produção dos excedentes do autoconsumo familiar, a geração de renda”, esclarece Alves. 

Os projetos são desenvolvidos ao lado dos estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus da Capital: Cynthia Alves Félix de Sousa, Jadsely Clementino dos Santos e Jadely Clementino dos Santos. O quilombo Caiana dos Criolos e o assentamento Severino Ramalho são as comunidades participantes das ações de extensão e pesquisa. Entre os bons resultados está o engajamento das mulheres das comunidades nas atividades de agricultura familiar e o estímulo a atividades de incremento na renda. De acordo com Alves, a Prefeitura garantiu a continuidade dos trabalhos lá desenvolvidos. 

A equipe de alunos bolsistas também esteve presente à reunião. Duas semanas atrás, os secretários de Agricultura e Meio Ambiente também conversaram com a equipe do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Alves destaca que o apoio logístico da prefeitura é fundamental para que as mandallas possam virar realidade. 

 Na reunião desse dia 14 de fevereiro, na Prefeitura, estiveram presentes as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, pastas diretamente envolvidas com o trabalho de pesquisa e extensão. Também participaram os coordenadores locais da Emater, os presidentes de associações de agricultores e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). 

Ascom do IFPB e BLOG DO CRISTIANO ALVES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário