terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Alagoinha: AEP-PROVIDA realiza sua primeira amostra pedagógica de arte



AEP-PROVIDA - Associação de Educação Popular e Promoção da vida em parceria com o Projeto Resgatando Vidas na Cultura, Cidadania e Inclusão Digital, realizou no dia 10 de dezembro do ano em curso sua primeira amostra pedagógica de arte intitulada Alagoinha contando e recontando sua história.

Ser cidadão requer muito mais do que saber de nossos direitos e deveres. O cidadão de hoje, deve-se permitir a receber novas informações e delas se apoderar de modo a fazer parte desse contexto. É o cidadão critico e atuante dessa nova sociedade que vive em transformação.
O ensino da arte estimula a criatividade natural dos alunos, interage com material, instrumentos e procedimentos variados, constrói uma relação de autoconfiança com produção artística pessoal, respeitando a própria criação dos alunos. Compreende e identifica como fato histórico contextualizado as diversas culturas da humanidade.
A arte sempre esteve presente em todas as formações culturais. O ensino e a aprendizagem da arte estão de acordo com normas e valores estabelecidos em cada ambiente cultural do conhecimento que envolve a produção em todos os tempos. No entanto, a área que trata a educação escolar em artes tem um percurso relativamente recente e com as transformações educacionais que caracterizam o século XXI.
Não se pode esquecer que a arte revela os ensinos do homem, frente ao mundo que o rodeia, através da realização da sua obra, visando formar os cidadãos capazes de agir transformar nossa sociedade. Nesse contexto, contribui, sensivelmente para melhoria do ensino e no desenvolvimento do senso criativo e critico do aluno.



Com o olhar voltado pra esta direção o projeto Resgatando Vidas na Cultura, Cidadania e Inclusão Digital, promoveu sua primeira amostra pedagógica de arte, através da qual os alunos do projeto contaram e recontaram a história do município de Alagoinha, resgatando os tempos primórdios, sua atualidade e repensando a Alagoinha do futuro, para tanto, os alunos confeccionaram várias maquetes que remontam a fundação da cidade, o passado, os tempos atuais e os tempos vindouros, tomando por base depoimentos de moradores mais velhos, escritos, fotos e objetos antigos de nossa civilização, começando pela maquete da Igreja Matriz, já que durante muito tempo toda a vida social, política e econômica das cidades girou em torno da vida religiosa e da igreja como ponto de encontro. Por ser o centro da vida urbana, foi a partir da igreja que as primeiras construções, pertencentes às famílias mais importantes foram surgiram.

A característica principal da amostra pedagógica de arte foi“A História e o Resgate da memória como primeiro passo para preservar o Patrimônio Histórico.”
Para que o aluno tenha realmente vontade e desejo de pesquisar e compreender a importância de conservar viva na memoria de um povo, sua história, seus costumes e sua cultura, chamando a atenção da sociedade como um todo, para a questão de conservar o passado, investir no presente e repensar o futuro, preservando nossa história como um patrimônio primordial de todos.
No  grande dia  da apresentação da amostra de arte, colocamos  os  banners, maquetes e todos os trabalhos confeccionados pelos alunos do projeto em círculo nos dois grandes saguões e salas, cada grupo ficou responsável pela montagem e apresentação do resumo da memória do seu objeto aos visitantes. 

Grande parte dos pais visitou a exposição. Envolvemos a comunidade escolar, autoridades constituídas do município e do estado, Secretários, Vereadores, representantes do Crea, Crás, da Emepa e vários seguimentos da sociedade local e pessoas do povo. 
Vale ressaltar que as escolas justificaram a ausência em virtude do perídio de prova.

Tivemos apresentação de roda de capoeira, danças folclóricas, exposição de comidas típicas de nossa culinária, além de artesanato popular com destaques para os recicláveis.
Muitos descobriram que é muito bom ouvir e veras memórias da família e de um povo, a importância da preservação do patrimônio, tanto familiar quanto do município. É preciso educar para preservar, e isto cabe cada um de nós, a fim de que possamos ter no futuro próximo cidadãos conscientes que exijam das autoridades a preservação do patrimônio. 


Geraldo Pereira Leite
Coordenador de Comunicação
Radialista DRT-PB. 4089

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