segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Menino autista rejeitado em aniversário ganha festa do Mickey em MS: 'Agora temos milhares de amigos'

Enquanto arrumava o Artur para a festa, a estudante Sara Onori, de 22 anos, mãe do menino autista que havia sido rejeitado em um aniversário, ainda estava apreensiva: "Eu até comentei com a minha mãe, achando que eu não ia conseguir entrar. Achei que eu não ia me sentir bem, mas, fomos muito acolhidos e ele ficou muito feliz. Nós ganhamos milhares de amigos, até fora do Brasil", comentou.

Ainda triste ao relembrar a mensagem de uma colega, que disse que o filho dela não seria convidado para um evento por ser "problemático", Sara contou que a união das pessoas presentes chamou a atenção. "Ainda na porta eu estava nervosa, cheguei realmente bem chateada ainda. Mas, foi ótimo. Até então, eu não ficava muito tempo com ele nas festas. Só que o Artur se divertiu demais. No começo, ele assustou ao ver o Mickey tão grande. Ele ama, assiste os desenhos todos os dias e depois adorou, ficou no colo de todo mundo", relembrou.

O evento ocorreu há 4 dias, com o tema do personagem, em um buffet de Campo Grande, sendo organizado por um grupo de mães, que viram a matéria do G1 e organizaram a surpresa para o menino. "Eu fui abordada por muitas mães e vi que isso, infelizmente, ainda acontece muito. Teve até uma mãe que conversou comigo e falou que o preconceito, no caso dela, é ainda pior, pois é da família paterna da criança autista", lamentou.

De acordo com Sara, agora são inúmeros os convites para o filho. "Foi bom porque mais uma vez eu entendi que o autismo é uma síndrome e acho que realmente faltou informação para esta mãe que me mandou aquela mensagem, ela jamais deveria falar da forma como falou. Agora o bom é que convites para festas não faltam e o Artur pode se divertir bastante", finalizou.


No início do mês de agosto, Sara recebeu a mensagem de WhatsApp. A mãe ressaltou não convidaria o Arthur porque ele é "meio problemático", algo que incomodaria outras crianças e ainda disse ao final: "Espero que você me entenda".

Pouco antes, a mãe do Arthur estava em um grupo nas redes sociais e percebeu que outras mães conversavam sobre esta festa. Ao perguntar o que seria, recebeu a mensagem da mulher e ficou tão chocada que nem sequer respondeu: "Ela era minha amiga e tenho certeza que sabia da condição do Arthur, fiquei tão triste com a mensagem que estou até agora sem ação", desabafou na ocasião.


Diagnóstico do menino ocorreu em uma consulta com neurologista, há pouco mais de 3 meses
A mãe disse ao G1 que já havia percebido algo no comportamento do filho. "Notei que ele levou mais tempo que as outras crianças para andar e falar...o Arthur também tem fixação com movimentos repetitivos, então ele gosta de acender e apagar a luz, observar o ventilador, ver o movimento das rodas. Ele não é problemático, é sensível e só precisa de um pouco de paciência das pessoas ao redor para se encaixar."

Desde o início, Sara ressalta que buscou ajuda para entender o autismo, algo que ela já havia compartilhado com a mãe que enviou a mensagem. "Depois do que aconteceu eu fui lembrando das coisas e percebi que ela nunca me deu apoio, então, acho que já havia um preconceito aí", relembrou.

Sara compartilhou a foto com a família e o pai do menino. O print da mensagem foi publicado no Facebook com um desabafo e o post foi compartilhado milhares de vezes, recebendo cerca de 5 mil comentários.
G!


Nenhum comentário:

Postar um comentário