quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Cachaça Volúpia Diamante é a única finalista da Paraíba no “IV Ranking da Cúpula da Cachaça”

A Cúpula da Cachaça anuncia a Seleção dos Especialistas: as 50 cachaças finalistas do IV Ranking Cúpula da Cachaça. A seleção mostra a riqueza e diversidade da produção brasileira. Rótulos de 11 estados estão entre as selecionas nesta etapa. E a Paraíba tem sua única representante, é a cachaça Volúpia Diamante de Alagoa Grande.

Essas cachaças (veja a lista completa abaixo) vão para a terceira e definitiva fase do Ranking, a degustação às cegas que ocorre de 6 a 8 de março, na Cachaçaria Macaúva, em Analândia (SP).

Cachaças em inox, ipê, amendoim, umburana, carvalho, bálsamo, jatobá, blends… A infinidade de sabores do destilado nacional se fez presente entre as 50 cachaças que foram selecionadas por um painel com 52 dos maiores especialistas no nosso destilado.

Antes, aconteceu a primeira fase do Ranking, a Votação Popular, que teve início em setembro e apontou as 250 Cachaças Mais Queridas do Brasil. No total, foram 99 mil votos em mais de 950 rótulos.

De posse da lista das 250 cachaças, os jurados tiveram 40 dias para degustar, refletir e indicar as suas  favoritas. Em uma disputa extremamente acirrada, as mais votadas passaram para a fase final.

Agora, as 50 cachaças da Seleção dos Especialistas serão degustadas pelos 12 integrantes da Cúpula da Cachaça, em baterias de 5 a 6 cachaças cada, durante o oitavo encontro anual do grupo que reúne os principais especialistas em cachaça do País.

A Cúpula nasceu em 2013 e se dedica a iniciativas de divulgação e valorização da cachaça. O Ranking nasceu no ano seguinte e é realizado bianualmente. Essa é a quarta edição.

A novidade dessa edição é a divisão da premiação em três categorias:

a) cachaças que não passam por madeira
b) cachaças armazenadas e envelhecidas
c) cachaças premium e extra-premium.

As 50 finalistas serão divididas pelas categorias e ranqueadas dentro do seu conjunto. A cachaça que receber maior pontuação, independente da categoria, receberá o título de Cachaça do Ano.

Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário