sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Projeto de lei quer transforma Pilões Capital Paraibana das Flores

O deputado estadual Cláudio Régis (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa da Paraíba, o projeto de Lei nº 1441/2019, que denomina Pilões a Capital Paraibana das Flores. A cidade do Brejo paraibano, localizada a 87,13 quilômetros de João Pessoa, vem se destacando pela visão empreendedora de mulheres que formaram uma cooperativa para a produção de flores, aumentando a renda e gerando emprego.

A Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba é composta por 28 pessoas e produz flores que garantem o desenvolvimento da região e renda para as famílias. Margarida comum, Pompon lilás, Xena e Monsenhor são alguns tipos de flores que a cooperativa transformou em fonte de renda.

“Pilões é uma cidade que se notabilizou pela produção das flores. Essa atividade gera emprego e renda para as famílias que passaram a retirar da terra o seu sustento”, disse o deputado Cláudio Régis.

A iniciativa foi retratada no filme ‘Flores de Pilões' que mostra, através de depoimentos, a história de vida das mulheres que transformaram suas vidas trocando o corte da cana-de-açúcar pelo cultivo de flores no brejo Paraibano. O documentário foi fruto de patrocínio da Eletrobras e BrasilCap com parceria da Fundação Banco do Brasil e Realização do Ministério da Cultura.

A produção de flores já garantiu à cidade, em 2006, os prêmios Sebrae de Prefeito Empreendedor e o nacional de Mulher Empreendedora. Este último para a Karla Paiva, uma das lideranças locais que fizeram a cooperativa de produção e comercialização de flores acontecer. A cooperativa foi a vencedora da etapa Nordeste do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2007.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário