segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Aluno de Arquitetura restaura casa histórica em Alagoa Grande


 Fábio Alves, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conseguiu salvar uma casa histórica (situada no município de Alagoa Grande-PB), que seria demolida.

De acordo com o estudante, o dono da casa tinha planos de demolir o frontão da casa para colocar cerâmica. O estudante conversou com o dono e o convenceu a mudar de ideia. Fábio explicou ao dono, que a casa tinha um valor histórico e arquitetônico, que são importantes para a casa e para a cidade. O estudante alugou a casa e, ao invés de demolir, fez justamente o contrário: restaurou a casa. Segundo o estudante, a casa possui uma arquitetura eclética (tendo elementos da arquitetura colonial, neo-clássica e barroca).


“Infelizmente, muitas pessoas aqui em Alagoa Grande e em várias outras cidades não tem conhecimento sobre a importância dessas casas antigas. Essas casas possuem um valor histórico e arquitetônico, que deve ser preservado. São casas tombadas, mas que não se tem o devido cuidado e acompanhamento. A falta de conhecimentos históricos é algo triste e faz com que estejamos hoje num patamar muito aquém do que deveríamos estar enquanto sociedade. Fico muito triste quando vejo casas tão belas sendo destruídas e quero mudar essa realidade, estou estudando para isso. Espero que essa minha ação possa estimular mais pessoas a cuidarem dessas casas tão bonitas e importantes para o conhecimento da história da nossa cidade (Alagoa Grande-PB)!” – Fábio Alves

O aluno diz que compreende a arquitetura também como uma forma de arte e que também pretende fazer isso (restauração) profissionalmente, quando concluir o curso de Arquitetura e Urbanismo, da UFCG. 

Raelson Galdino/Texto: Fábio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário