segunda-feira, 15 de março de 2021

Paraíba tem mais de 50 pacientes na fila por um leito de UTI


 A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou nesta segunda-feira (15) que a Paraíba tem 52 pacientes diagnosticados com covid-19 na fila de regulação para serem internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Desse total, 48 são pacientes na 1ª Macro Região, que engloba João Pessoa, com 28 aguardando em Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Já na 3ª Macro Região, que compreende municípios do sertão como Patos e Cajazeiras, três pacientes aguardam em UPAs e um em hospital.

Na fila de enfermaria, 22 aguardam um leito na 1ª Macro Região, sendo 18 em UPAs e os demais em hospitais.

O secretário-executivo de gestão da rede de Unidades de Saúde da SES, Daniel Beltrammi, divulgou um vídeo nas rede sociais neste domingo (14) destacando que a última semana foi a mais difícil da pandemia para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. 

"A expansão de leitos hospitalares tem limite. Não há profissionais de saúde aptos a trabalhar em unidade de terapia intensiva disponíveis no Brasil. Estamos trabalhando e treinando o mais rápido possível um conjunto enorme de pessoas para que elas possam desempenhar seus papéis", afirmou.

"O remédio e o hospital já foram utilizados em demasia. Essa não é a única saída para resolver a pandemia. Você precisa se cuidar e não pode parar de usar máscara em hipótese nenhuma quando está fora de casa. Você, agora, deve apenas conviver com as pessoas que você mora e com as quais você trabalha com segurança. Não é hora de festas e encontros com amigos nos finais de semana porque é tudo isso que o vírus precisa para poder nos causar mal", finalizou.

T5

Nenhum comentário:

Postar um comentário