domingo, 12 de dezembro de 2021

Depois de título mundial, cachaça Boa do Brejo já está entre as 250 mais lembradas do Brasil

 


As cachaças de alambique produzidas na Paraíba são novamente destaque nacional. Quatorze marcas (com 27 rótulos diferentes) foram selecionadas na primeira fase da Cúpula da Cachaça, concurso que vai eleger as 50 melhores do Brasil. Nessa primeira fase, estão as 250 mais queridas do Brasil, segundo esse ranking. 

Um destaque entre as paraibanas é a Boa do Brejo (cristal), que está apenas em sua segunda safra e já havia conquistado o título de "melhor cachaça do Mundo", num concurso em Bruxelas (Bélgica), este ano. Essa novidade entre os destilados que saem dos engenhos de Areia conseguiu agora conquistar o paladar do júri popular, ficando entre as 250 mais lembradas e indo para uma fase decisiva do ranking da Cúpula da Cachaça.

Nessa fase do ranking da Cúpula da Cachaça, foram inscritos mais de 8 mil rótulos. As cachaças dessa lista foram as mais citadas pelos 48.612 votantes validados, que indicaram um total de 886 diferentes rótulos, desconsiderando as cachaças sem registro legal.Cada votante poderia indicar em até 3 cachaças. O número de votos atingiu um total de 129.123. Esses números fazem com que a edição presente do Ranking seja a recordista absoluta em participação, ultrapassando os 43 mil votantes da edição 2018.

Na disputa, entraram cachaças produzidas em 17 estados diferentes. As 250 selecionadas passam para uma fase decisiva e serão enviadas paa um grupo de 30 dos maiores conhecedores desse destilado nacional. Eles terão 45 diaspara selecionar as 50 cachaças finalistas do ranking.

Na terceira e última fase do concurso, as finalistas vão para a degustação às cegas, em março do ano que vem na Cachaçaria Macaúva, em Analândia (SP), sendo divididas e ranqueadas em três categorias (brancas, envelhecidas/armazenadas e premium/ extra premium). 

Por ordem alfabética, as cachaças paraibanas selecionadas: 


Aroma da Serra (cristal) 

Arretada Mandacaru

Baraúna (carvalho premium)

Baraúna (umburana) 

Baraúna (cristal)

Boa do Brejo (cristal)

Cobiçada da Paraíba (premium)

Cobiçada da Paraíba (umburana)

Elite da Serra (cristal)

Mariana (cristal)

Mariana (carvalho)

Matuta (single blend)

Matuta (umburana)

Nobre (cristal)

Nobre (umburana)

Preciosa do Vale (carvalho)

Preciosa do Vale (cristal)

Preciosa do Vale (sepecial blend nº 1)

Serra Limpa (reserva especial)

Serra Preta (cristal)

Serra Velha Ouro (umburana)

Triunfo (umburana)

Triunfo (cristal)

Turmalina da Serra (carvalho)

Volúpia (diamante)

Volúpia (cristal)

Volúpia (envelhecida extra premium).

Com Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário