quinta-feira, 9 de junho de 2022

Alunos e servidores do IFPB de Guarabira protestam contra corte de verbas e falta de estrutura

 Nesta quarta-feira, 8, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Guarabira, tomou as ruas da cidade, em protesto de estudantes e servidores, com duas pautas importantes: uma nacional e outra local.

Em primeiro lugar, o protesto se coloca contra os vários cortes que a educação pública tem sofrido ao longo dos últimos anos, inclusive contra o último corte no orçamento ocorrido na última semana, em que só o campus Guarabira teve de devolver mais de 23% da verba de custeio para o Governo Federal. Nesse momento, os servidores encontram-se em greve, organizada nacionalmente tanto contra os cortes quanto contra o congelamento de salários dos servidores públicos federais.

A segunda pauta, mais local, envolve a solicitação do calçamento por parte da Prefeitura de Guarabira, do acesso da PB 057 à entrada do Campus. A solicitação, segundo os estudantes e servidores,  já se arrasta há mais de 5 anos sem que a prefeitura se comprometa minimamente com sua realização. “São menos de 90 metros de calçamento, que fica tomado por lamas, buracos, que deixam os ônibus e carros atolados e os estudantes e servidores em situação de perigo. O prefeito de nega a realizar a obra, afirmando que os servidores e o próprio IFPB não contribuem para a cidade, e que realizar essa obra não seria de interesse da cidade, que possui outras prioridades”, afirmam os servidores e alunos do instituto.

Eles destacam que o IFPB já investiu mais de 20 milhões de reais na cidade de Guarabira. p”Possuímos 6 cursos integrados (médios e técnicos) e superiores, e não há dúvidas da contribuição do instituto para a comunidade guarabirense”, diz a instituição.

A prefeitura de Guarabira emitiu uma nota para explicar a reclamação dos estudantes. “Em relação as reivindicações realizada nesta quarta-feira (8) pelos estudantes do IFPB Campus Guarabira acerca da pavimentação do acesso à unidade de ensino a Prefeitura de Guarabira informa: que nos últimos 10 anos o município já pavimentou cerca de 200 ruas, priorizando sempre áreas periféricas, e que a obra de pavimentação do acesso ao IFPB, orçada em R$ 70 mil reais, já está contratada e no cronograma de obras da gestão, e que se dispõe para maiores informações.”


Parlamento PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário