Nesta quarta-feira, 04/10/2023, o Memorial Jackson do Pandeiro em Alagoa Grande recebeu das mãos de Getúlio Ramos de Oliveira Filho, registrador do cartório civil local, o assento de nascimento (registro civil) que confirma a naturalidade de José Gomes Filho como filho natural de Alagoa Grande, na Paraíba.
No Memorial, inaugurado em 2008, não havia nenhum documento onde constasse a naturalidade do artista. Após meses de pesquisa, ele encontrou o documento em Recife/PE. Getúlio é Mestrando em História e sua pesquisa trata da vida do ilustre filho da cidade.
O evento de entrega contou com a presença do registrador Getúlio e algumas pessoas convidadas por ele para este importante momento.
Entre os presentes, o Juiz da Comarca local José Jackson Guimarães, o historiador José Avelar Freire, o pesquisador Jocelino Tomáz e seu colega Pedro, da cidade de Caiçara, o artista Geóstenys Melo, Diretor do Curta Metragem "Flora, a mãe do rei", o escritor José Guedes Guimarães, José Marques (Mamá), pesquisador e admirador da obra do Rei do Ritmo, Soledade Violeira, Severino Antônio (Bibiu do Jatobá, Conselheiro Estadual da Cultura) e os representantes da Secretaria da Cultura do município, Marcelo Félix e Rivaildo Alves, respectivamente Secretário e Secretário Adjunto. Além de Gabriel Francisco (colaborador do Cartório de Registro Civil) e Lídia Freitas, colaboradora do Memorial.
O documento encontrado ficará agora exposto no Memorial, que guarda fotos, discos e objetos do artista.
Durante a encontro, teve um bate-papo informal com a participação do cantor Pedro Gomes, sobrinho-neto de Jackson do Pandeiro, que participou através de uma chamada de vídeo e agradeceu por toda dedicação dos envolvidos em manter viva a memória do seu parente mais ilustre.
O Memorial Jackson do Pandeiro é aberto diariamente e tem visitação gratuita para todos os públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário