Os ovos, que foram fornecidos pela granja onde foi identificado um foco da doença, na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, já haviam sido destruídos na sexta-feira (16). A inutilização dos demais começou neste domingo (18), realizada por autoridades locais.
Segundo a Secretaria de Agricultura do Paraná, a previsão é que a atividade seja finalizada entre segunda-feira (19) e terça-feira (20).
No último sábado (17), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que os destinos rastreados dos ovos para incubação, fornecidos pela granja com foco da gripe aviária, foram Minas Gerais, Paraná e o próprio Rio Grande do Sul.
O governo de Minas Gerais já tinha informado à CNN a destruição de cerca de 450 toneladas de ovos.
Em nota, o Ministério da Agricultura afirmou que já orientou a adoção das medidas de saneamento definidas no plano de contingência para influenza aviária e doença de Newcastle, que prevê a destruição desses ovos de maneira a mitigar qualquer risco.
A pasta afirma que “não há comprovação de que tais ovos estejam contaminados com vírus da gripe aviária e que todas as medidas necessárias para proteção da avicultura nacional estão sendo adotadas”.
Efeitos para o mercado
O ovo incubado está em processo de desenvolvimento do embrião dentro da casca e tem o processo de eclosão controlado sob condições ambientais como temperatura e umidade. O especialista em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás, Marcus Rezende, explica que os efeitos da gripe aviária para o mercado brasileiro podem se estender por toda a cadeia de produção.
“O problema disso é que a gente está com todas as unidades frigoríficas em alta capacidade. Algumas estão em sua máxima capacidade, com estoques bastante cheios para atender a demanda do mercado externo e também do mercado interno, e agora a gente vai ter que dar um cavalo de pau. O risco é de que diminua bastante o alojamento de pintinho, só que o pintinho já está sendo chocado e o ovo já foi botado pela galinha. É uma cadeia longa, então é todo um processo que vai levar tempo, se a gente não conseguir reverter para alguns mercados”, afirmou.
Fonte: CNN Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário