segunda-feira, 19 de maio de 2025

Prazo para regularização do título de eleitor termina nesta segunda-feira na PB

 


Eleitores da Paraíba têm até esta segunda-feira (19) para regularizar o título de eleitor e evitar o cancelamento do documento. A data marca o fim do prazo para quem deixou de votar nas últimas eleições e ainda não resolveu suas pendências junto à Justiça Eleitoral.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), 71.029 eleitores paraibanos estão em situação irregular por não terem comparecido aos três últimos pleitos eleitorais, considerando cada turno como uma eleição distinta.

O levantamento revela que a maioria dos faltosos é composta por homens, que representam 62% do total. Em relação à escolaridade, os dados indicam que 38,95% dos eleitores irregulares não concluíram o ensino fundamental. Já por faixa etária, os jovens entre 25 e 29 anos lideram o número de títulos com pendências.

A Justiça Eleitoral lembra que pessoas com mais de 70 anos, jovens de 16 e 17 anos e analfabetos não terão o título cancelado, pois, nesses casos, o voto é facultativo. Informações detalhadas sobre o perfil dos eleitores em situação irregular estão disponíveis no portal sig.tse.jus.br, onde é possível consultar os dados por estado.

Estar com o título de eleitor irregular pode gerar diversas restrições, como impedimento para tomar posse em concursos públicos, renovar matrícula em instituições de ensino públicas, obter passaporte, carteira de identidade, declarar Imposto de Renda em alguns casos, ou até participar de licitações públicas.

Paraíba Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário