segunda-feira, 30 de maio de 2022

Comarcas de Alagoinha e Areia passam por treinamento do projeto Acesso Seguro


 Servidores e agentes de Segurança das Comarcas de Alagoinha e Areia passaram por treinamento para o aperfeiçoamento do projeto Acesso Seguro, em pleno funcionamento nas respectivas unidades judiciárias. A capacitação foi dada pelo coordenador do projeto, Jardel Rufino e tratou de todos os procedimentos de segurança implementados, quando da instalação do sistema de identificação e controle de acesso (sistema Visit), que faz parte do serviço.

“O processo de revisão e monitoramento das normas de segurança disponibilizadas pelo Acesso Seguro se mostra essencial, especialmente com o retorno presencial do jurisdicionado, após superarmos o momento pandêmico”, explicou Jardel Rufino.

O Acesso Seguro utiliza procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários que acessam os prédios do Poder Judiciário estadual.

As reciclagens integram as ações de aperfeiçoamento e incentivo por parte da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Comissão Permanente de Segurança, presidida pelo Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, tendo como coordenador adjunto o juiz auxiliar da Presidência Rodrigo Marques. A gestora do projeto é a magistrada Michelini Jatobá, juíza auxiliar da Vice-Presidência.

A gerente do Fórum de Alagoinha, Daniele Barros Pereira, afirmou que, durante a reciclagem, aproveitou para esclarecer as dúvidas acerca do sistema Visit. “Foi uma excelente oportunidade para darmos continuidade ao projeto, que zela pela segurança tanto dos servidores quanto da população que frequenta as unidades judiciárias”, ressaltou.

A gerente do Fórum de Areia, Vera Lúcia dos Santos Veras, avaliou como muito proveitoso e esclarecedor o treinamento. Foram orientados sobre diversas ações executadas dentro do Acesso Seguro, a exemplo de como iniciar um cadastro de um cidadão que adentra ao Fórum e solucionar problemas no caso do sistema ficar off-line, entre outros.

“Tivemos a demonstração de como usar uma planilha de controle de pessoas e armas. Os procedimentos em relação às pessoas que frequentam a unidade armadas, inspeção de segurança com detector de metal. Tivemos a demonstração da forma correta de desmuniciar armas de fogo, com o acompanhamento de um militar, dentre outras importantes ações que integram o Acesso Seguro”, disse Vera Lúcia.

Na opinião do servidor que opera o sistema Visit no Fórum de Areia, Márcio Cezar dos Santos Araújo, o treinamento foi bem instrutivo, prático e proveitoso. “Tiramos diversas dúvidas, tendo em vista que a formação foi composta de perguntas e respostas. Foi bem gratificante ter participado”, frisou.

De acordo com o cronograma, as próximas comarcas onde serão realizados treinamentos do Acesso Seguro serão Queimadas e Itabaiana. Até o momento, passaram pela capacitação do projeto cerca de 37 unidades judiciárias.

Por Lila Santos

TJ-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário